Decorre a 6 de Novembro, no Auditório do LNEC, em Lisboa, a 16.ª edição das Jornadas Fenareg | Encontro Regadio 2025, organizado pela Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg). Subordinado ao tema “Regadio: um olhar para o futuro”, este evento tem início às 10h30, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e está integrado nas celebrações do 20.º aniversário da Federação.
Segundo o programa, que pode consultar na imagem em baixo, a parte da manhã incide sobre o tema “Água que Une: Modelo de governança e de investimento”. Na parte da tarde vão estar em foco os temas “Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica” e “O papel da PAC na modernização do regadio”. Haverá ainda um espaço dedicado ao balanço da evolução do regadio em Portugal nas últimas duas décadas e um momento comemorativo dos 20 anos da Fenareg.

A propósito desta iniciativa, a Fenareg salienta que vai reunir em Lisboa decisores e especialistas «para o grande debate do ano sobre o futuro do regadio», e que estarão presentes «gestores dos principais aproveitamentos hidroagrícolas nacionais, responsáveis por mais de 95% do regadio colectivo público, além de governantes, de antigos titulares da pasta da Agricultura, de autoridades e especialistas do sector, bem como agricultores regantes de todo o país». Sublinhando que o «sector é responsável por mais de 2/3 da produção agrícola nacional e pela alimentação de milhões de portugueses», a Federação defende que este evento acontece «num momento decisivo para o sector».
Neste contexto, a Fenareg assinala «investimentos superiores a 10 mil milhões de euros em infraestruturas hídricas previstos em Portugal até 2040», que «a execução da estratégia “Água que Une” é considerada urgente para assegurar a modernização e a eficiência hídrica nacionais» e que «o seu atraso poderá custar a Portugal mais de 5 mil milhões de euros». Refere também que «a Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica poderá ganhar crescente relevância no contexto nacional, já que aponta para um aumento da eficiência hídrica em 10% até 2030 e prevê 15 mil milhões de euros até 2027».
A Fenareg realça ainda que a «incerteza em torno da futura PAC levanta dúvidas sobre o financiamento da modernização do regadio e o futuro da agricultura em Portugal e na Europa». Os interessados em participar na 16.ª edição das Jornadas Fenareg | Encontro Regadio 2025 podem fazê-lo aqui.
