A cidade de Armamar acolhe a edição de 2025 da Feira da Maçã nos dias 17, 18 e 19 de Outubro. Este evento procura reunir produtores, visitantes e amantes da maçã de montanha e inclui uma mostra da produção agrícola, da gastronomia e da cultura locais, bem como concertos e outros espectáculos, provas desportivas, jornadas técnicas e momentos de animação.

A organização salienta que o concelho de Armamar é «conhecido como “Capital da Maçã de Montanha”» e que «distingue-se pela produção do fruto entre os 500 e os 800 metros de altitude». «O resultado é um sabor intenso, um aroma inconfundível e uma textura crocante. Todos os anos, os pomares locais produzem cerca de 90 mil toneladas de maçã, resultado do investimento contínuo em novas técnicas agrícolas e sistemas de rega», referem.

Esta iniciativa, «que tanto representa a identidade e o orgulho do concelho de Armamar», foi criada em 2008 como Feira das Actividades Económicas, tendo crescido «até se tornar o principal evento do concelho», explica a organização. «A Feira da Maçã é um momento de afirmação do nosso território e da identidade cultural de Armamar. Queremos partilhar com o País aquilo que nos torna únicos: a nossa Maçã de Montanha e o património humano que está por detrás dela», afirma Cláudia Damião, vereadora da Câmara Municipal de Armamar.

Neste evento que celebra a maçã de montanha, o programa conta, entre outras componentes, com o V Trail e Caminhada na Rota da Maçã de Montanha (no dia 18 de Outubro) e com as Jornadas Técnicas promovidas pela Associação de Fruticultores de Armamar (19 de Outubro). A Feira da Maçã é organizada pela Câmara Municipal de Armamar, com um conjunto de parceiros.
