A primeira edição do evento “Sabores do Enoturismo” irá decorrer na Embaixada de Portugal em Brasília, Brasil, nos dias 3 e 4 de Outubro. Esta iniciativa é uma organização do Turismo de Portugal, com participação da ViniPortugal (no âmbito do seu Plano de Promoção 2025), e visa «promover o enoturismo e a notoriedade dos vinhos portugueses, posicionando Portugal como referência mundial nesta área».
Segundo a organização, a Embaixada de Portugal «conta com espaços amplos e jardins que irão proporcionar um ambiente requintado, permitindo que os visitantes vivam o que Portugal tem de mais autêntico e sofisticado para oferecer». O evento vai ter lugar, nos dois dias, das 12h00 às 20h00, com os participantes a poderem experimentar vinhos portugueses num espaço de prova e «interagir directamente com produtores nacionais, num ambiente mais informal e envolvente».
A primeira edição do “Sabores do Enoturismo” terá várias actividades paralelas, como «provas exclusivas para profissionais, talk-shows sobre enoturismo, associações gastronómicas com chefs de renome e momentos de harmonização com vinhos e gastronomia portuguesa e brasileira». Incluirá também «conversas sobre arte, tradição e contemporaneidade, incluindo a exibição da obra “Pavillon de Vin”, de Joana Vasconcelos e Lucia Bertazzo», que está patente nos jardins da Embaixada.
«Este evento é uma oportunidade única para levar a essência de Portugal até ao público brasileiro. Através dos nossos vinhos, da nossa gastronomia e da nossa cultura, queremos que cada visitante sinta a experiência de uma verdadeira viagem a Portugal», afirma o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão. «Iniciativas como esta permitem não só promover os produtos de excelência que o país tem para oferecer, mas também criar momentos autênticos que reflectem o melhor do enoturismo português», salienta.
A organização indica que «o acesso ao evento será feito mediante aquisição de ingresso, que inclui a escolha de pratos preparados por chefs e a degustação de vinhos dos produtores presentes», a que se seguirão «slots exclusivos para consumidores finais, com possibilidade de compra de vinhos directamente com os produtores», sendo que o “Sabores do Enoturismo” contará com «ampla cobertura mediática nacional e o apoio de um media partner». Ainda de acordo com os promotores, este evento tem «a ambição de se tornar uma referência no calendário vínico da região, reunindo produtores, especialistas e apreciadores em torno de uma experiência única».