No dia 17 de Fevereiro, terça-feira, o comissário europeu da Agricultura e Alimentação, estará em Portugal, no âmbito do acompanhamento dos danos causados pelas tempestades. Segundo o Ministério da Agricultura e Mar, Christophe Hansen vai reunir com o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, e vai «acompanhar no terreno a situação de explorações agrícolas afectadas pelas tempestades que atingiram Portugal, na zona de Leiria/Pombal».
O Ministério refere que a visita do comissário europeu acontece depois de o Ministro da Agricultura e Mar ter convidado Christophe Hansen «para visitar os locais fortemente afectados» e de «Portugal ter solicitado à Comissão Europeia que accione a reserva de crise para a agricultura, um mecanismo com uma dotação anual total para a União Europeia de 450 milhões de euros». Ainda de acordo com o Ministério, «o convite do ministro visa permitir ao comissário conhecer a dimensão dos estragos causados pelas tempestades».
Recorde-se que a 6 de Fevereiro o Ministério anunciou o pedido à Comissão Europeia de accionamento da reserva de crise para a agricultura. Este pedido baseou-se «em estimativas preliminares que apontam para prejuízos de cerca de 500 milhões de euros no sector agrícola, a que acrescem cerca de 275 milhões de euros em danos no sector florestal, colocando em risco a viabilidade económica de explorações nas regiões mais afectadas», afirmou o Ministério na ocasião.
[imagem: Jorge Oliveira/Ministério da Agricultura e Mar]