A participação da AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve na edição de 2025 da Fruit Attrraction (que decorre de 30 de Setembro a 2 de Outubro em Madrid, Espanha) marca o arranque da estratégia de internacionalização dos Citrinos do Algarve IGP (Indicação Geográfica Protegida). Esta estratégia prevê cinco acções de promoção em quatro mercados «estratégicos» internacionais até Dezembro de 2026 – Espanha, França, Alemanha e Canadá –, os quais foram escolhidos «não só por serem mercados com potencial de crescimento para os Citrinos do Algarve IGP, mas também por serem palco das maiores feiras internacionais do sector, reunindo milhares de potenciais clientes de todo o mundo».
Até ao fim do próximo ano, também estão previstas três acções no Algarve, a principal região produtora de citrinos em Portugal, «destinadas a promover os Citrinos do Algarve IGP junto dos turistas e visitantes estrangeiros». Segundo a AlgarOrange, esta «aposta na internacionalização» pretende que os Citrinos do Algarve IGP cheguem «a novos consumidores» e visa «aumentar o reconhecimento, notoriedade e visibilidade internacional dos Citrinos do Algarve e fomentar na percepção dos consumidores internacionais a sua qualidade, diferenciação e valor acrescentado».

“Get the taste. Feel the sun” é o slogan desta iniciativa, o qual «convida os consumidores a provar laranjas, tangerinas, clementinas ou limões produzidos no Algarve com condições de excelência: o solo e o clima são únicos da região algarvia, onde há 365 dias de sol por ano», salienta a AlgarOrange. A associação realça que «estes citrinos têm o equilíbrio certo entre a doçura e a acidez, casca fina e brilhante e elevado teor de sumo», acrescentando que, «com esta mensagem, pretende-se transmitir a experiência sensorial de degustar os Citrinos do Algarve IGP e associar o seu consumo a um estado de espírito positivo, à alegria e ao bem-estar que o sol proporciona».
A propósito da primeira acção de promoção, com a participação na Fruit Attraction, a AlgarOrange sublinha que é «uma das maiores feiras da Europa especializada em frutas, com milhares de visitantes e potenciais clientes». José Oliveira, presidente da AlgarOrange, afirma que esta estratégia de internacionalização «é um projecto de escala e ambição que vai colocar os Citrinos do Algarve IGP no mapa internacional» e que «estamos a abrir portas em mercados estratégicos e a reforçar a competitividade das empresas da região».

A estratégia para os Citrinos do Algarve IGP está integrada no projecto “Internacionalizar + Algarve 3.0 – Promoção do Reconhecimento Internacional da Região do Algarve”, que prevê o desenvolvimento de várias iniciativas de promoção em diversas áreas – agroalimentar, turismo, tecnologia, saúde e mar – até Dezembro de 2026. O projecto “Internacionalizar + Algarve 3.0” é desenvolvido em copromoção pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, pela AlgarOrange, pela Associação de Turismo do Algarve, pela Comissão Vitivinícola do Algarve, pela Região de Turismo do Algarve e pela Universidade do Algarve, beneficiando de cofinanciamento do Programa Regional Algarve 2030 | Portugal 2030 e da União Europeia.
