CAP, CNA e Confagri criticam proposta da Comissão Europeia para orçamento da Política Agrícola Comum

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) expressaram a sua rejeição da proposta de orçamento para a Política Agrícola Comum (PAC) 2028-2034, apresentada recentemente pela Comissão Europeia no âmbito da proposta de orçamento de longo prazo 2028-2034 para a União Europeia. Entre outros pontos, as três entidades de cúpula da agricultura portuguesa contestam o corte no orçamento destinado à PAC face ao Quadro Financeiro Plurianual anterior e a integração dos fundos da PAC num fundo único e sublinham a dúvida que persiste quanto à continuidade das verbas destinadas ao desenvolvimento rural.

Considerando que a «Proposta da comissão europeia é ataque aos agricultores», a CAP indica que «já transmitiu ao Comissário da Agricultura, Christophe Hansen, a sua firme oposição a esta proposta, considerando-a uma provocação aos agricultores portugueses e europeus e um ataque frontal à soberania alimentar da Europa», salientando ainda que «a proposta de nacionalização da PAC, ao transferir responsabilidades e recursos para os Estados-membros, só irá acentuar as desigualdades entre países mais ricos e mais pobres, agravando as disparidades na competitividade agrícola e colocando em risco o futuro do mundo rural». A entidade refere que «irá lançar, em conjunto com a organização de cúpula dos agricultores europeus, a Copa-Cogeca, uma campanha junto do Parlamento Europeu para que esta proposta seja rejeitada». Pode consultar aqui o comunicado da CAP sobre este assunto.

A CNA afirma que a «Proposta de Orçamento da UE tira do prato para engordar a indústria da guerra», que está previsto um «corte brutal» no orçamento para a agricultura e que a integração dos fundos da PAC num fundo único «apenas tem como objectivo tentar mascarar os cortes, quer na agricultura quer, por exemplo, no apoio à competitividade das restantes actividades económicas». Segundo a CNA, «do que se conhece das propostas da Comissão, é evidente um caminho de nacionalização dos apoios da PAC, que, na verdade, se iniciou no actual quadro e que agravará ainda mais as injustiças na distribuição dos apoios entre os vários agricultores europeus». Pode consultar aqui o comunicado da CNA sobre este assunto.

Para a Confagri, a «PAC proposta por Von der Leyen desrespeita os agricultores», e a «proposta de “nacionalização” dos fundos» apresentada «pode causar perversidade na utilização dos fundos e irá originar assimetrias na aplicação da PAC entre cada Estado-Membro, colocando os mais débeis financeiramente numa posição de grande fragilidade». A Confagri defende também que, «ao introduzir o conceito de um “Fundo Único”, a Comissão Europeia afirma-se como Comissão Liquidatária do Desenvolvimento Rural, o que terá um impacto dramático em milhares de cooperativas, organizações de produção e agricultores portugueses e europeus». Pode consultar aqui o comunicado da Confagri sobre este assunto.

Na tarde do dia 16 de Julho, teve lugar em Bruxelas, na Bélgica, um protesto de agricultores contra a proposta da Comissão Europeia, com uma marcha desde a Place Luxembourg até à sede da Comissão Europeia. Promovida pela Copa-Cogeca, organização que representa os agricultores e cooperativas europeias, esta manifestação contou com a participação de agricultores de toda a Europa.

Antes da adopção final, a proposta de novo orçamento de longo prazo apresentada pela Comissão Europeia será negociada com o Parlamento Europeu e com o Conselho da União Europeia. O próximo orçamento de longo prazo deverá entrar em vigor em Janeiro de 2028.

[imagens: CNA, CAP, Agriland]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

1a
Syngenta inicia na Agroglobal celebração do 25.º aniversário
corn-65304_1280
Dia de Campo do InovMilho a 2 de Setembro em Coruche
8880d49c3d6938cd639bf2abd75a7ae0_CNA
CAP, CNA e Confagri criticam proposta da Comissão Europeia para orçamento da Política Agrícola Comum

Notícias relacionadas

1a
Syngenta inicia na Agroglobal celebração do 25.º aniversário
Na décima edição da feira Agroglobal, que decorre nos dias 9, 10 e 11 de Setembro...
corn-65304_1280
Dia de Campo do InovMilho a 2 de Setembro em Coruche
Decorre a 2 de Setembro, na Estação Experimental António Teixeira (do Instituto...
2
Organização da Fruit Attraction espera edição recorde em 2025
A edição de 2025 da Fruit Attraction 2025, que decorre de 30 de Setembro a 2...
1a
Candidaturas ao AgriJovem2025 abertas até 25 de Julho
A decorrer nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, em Évora, AgriJovem 2025 é um evento...