A decorrer nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, em Évora, AgriJovem 2025 é um evento promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, organizado com a colaboração da Rede Nacional da PAC e o apoio da Universidade de Évora – MED (Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento). Esta iniciativa é dirigida a «estudantes do ensino superior com aspirações a uma carreira na agricultura» e pretende reunir 40 jovens estudantes «durante três dias de partilha e capacitação sobre os principais desafios e oportunidades do setor agrícola em Portugal e na Europa», explica a organização.
As candidaturas, que podem ser efectuadas aqui, estão abertas até dia 25 de Julho, sendo possível, no link indicado, consultar mais informações sobre o AgriJovem 2025. Segundo a organização, o programa preparado para os «futuros profissionais do sector agrícola» que participem no evento inclui «sessões práticas e debates com representantes da política agrícola nacional e europeia, investigadores, agricultores experientes e jovens agricultores em início de actividade».
Esta iniciativa «pretende aprofundar o conhecimento sobre as políticas europeias, com destaque para a Política Agrícola Comum (PAC), e sensibilizar para os desafios actuais da agricultura, incluindo a transição digital e energética, sustentabilidade, inovação tecnológica e resiliência alimentar», indica a organização. É ainda referido que o AgriJovem 2025 tem lugar «num ano simbólico em que Portugal assinala 40 anos de adesão à União Europeia, sendo também uma oportunidade para reflectir sobre o impacto da PAC nas últimas décadas e debater o seu futuro no contexto da Visão para a Agricultura e Sector Alimentar, com especial foco na renovação geracional».