De 27 a 29 de Outubro, decorre na cidade de Bragança a primeira edição da Conferência Internacional FoodTec, que será subordinada ao mote “Moldar o futuro de ecossistemas alimentares sustentáveis”. Esta iniciativa é organizada pelo Net4Food – Rede de Investigação e Inovação para o Sector Alimentar, um projecto financiado pelo programa Interreg POCTEP e implementado por um consórcio constituído pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), entidade coordenadora, pelo Cluster Alimentar da Galiza (Clusaga), pela Universidade de Vigo (UVigo), pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), pela Portugal Foods e pelos laboratórios colaborativos MORE e Aqua Valor.
Segundo a organização, o evento «reunirá especialistas internacionais, representantes da indústria alimentar e decisores políticos para debater a investigação avançada, a inovação no sector e as estratégias sustentáveis». A primeira edição da Conferência Internacional FoodTec insere-se no programa de actividades do projecto Net4Food para 2025.
Tendo iniciado as suas actividades em 2023, o Net4Food «prevê a criação de uma rede de excelência no ecossistema alimentar da eurorregião Galiza-Norte de Portugal, favorecendo o surgimento e a implementação de novas soluções inovadoras, valorizando os recursos endógenos da eurorregião e promovendo uma alimentação sustentável, segura e saudável». Designado como uma «estrutura de cooperação», o projecto tem vindo a promover a adesão das empresas à rede Net4Food e espera-se que esta iniciativa «estabeleça as bases do futuro Iberian FoodTec Lab», na sequência do que foi definido no Memorando de Entendimento assinado a 4 de Novembro no âmbito da XXXIII Cimeira Luso-Espanhola.