Benevia com autorização de emergência para controlo de pragas em brássicas e aliáceas

A empresa Fitosistema anunciou que foi concedida uma Autorização Excepcional de Emergência (AEE) n.º 2025/35 (Art. 53.º do Reg. 1107/2009), autorizada pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), para uso do insecticida Benevia para controlo da mosca da couve (Delia radicum) e mosca da cebola (Delia antiqua) em brássicas e aliáceas. Segundo a Fitosistema, o Benevia é um insecticida sistémico à base de ciantraniliprol que «controla um grande número de pragas picadoras sugadoras».

Este insecticida, produzido pela empresa espanhola FMC Agricultural Solutions SAU e representado em Portugal pela Fitosistema, «actua principalmente por ingestão» e «os insectos cessam o seu movimento e a alimentação, poucas horas após a aplicação de Benevia», refere a empresa. A Fitosistema indica que este produto «controla lepidópteros, tripes, larvas mineiras, mosca branca e afídeos de diversas hortícolas de estufa».

De acordo com a empresa, «Benevia é uma nova ferramenta na gestão de resistências, que reduz a transmissão de vírus». A Fitosistema afirma ainda que «os agricultores nacionais passam a ter ao seu dispor uma solução eficaz e sistémica para o controlo das pragas-chave da produção de brássicas e aliáceas», acrescentando que «continua a alargar o leque de soluções para os principais problemas dos agricultores».

Pode consultar em baixo mais informações sobre a aplicação de Benevia em brássicas e aliáceas. Pode consultar aqui a ficha técnica deste insecticida e pode ver aqui a Autorização Excepcional de Emergência (AEE) n.º 2025/35 para a sua utilização.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

setor_vinho
Confagri e Fenadegas propõem medidas para o sector vitivinícola
cebola1
Benevia com autorização de emergência para controlo de pragas em brássicas e aliáceas
SONY DSC
Projecto SambucuSafe visa reduzir contaminação da baga de sabugueiro

Notícias relacionadas

setor_vinho
Confagri e Fenadegas propõem medidas para o sector vitivinícola
A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de...
SONY DSC
Projecto SambucuSafe visa reduzir contaminação da baga de sabugueiro
Arrancou em Julho o projecto português SambucuSafe, que visa «dar resposta à...
Tomato Greenhouse
Futuro do tomate em foco no Fruitnet Tomato Congress a 11 e 12 de Novembro em Málaga
Nos dias 11 e 12 de Novembro, tem lugar em Málaga, Espanha, o Fruitnet Tomato...
20250701_141240
CAP manifesta satisfação com linha de crédito criada pelo Governo
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) manifestou ontem, 8 de Julho,...