A Auchan Retail Portugal anunciou que realizou «um investimento de 70 milhões de euros em compras directas a produtores locais nos últimos seis anos». A empresa indica que, «entre 2019 e 2024, as compras a produtores locais cresceram 150%, reflexo de uma relação de confiança, proximidade e compromisso com o território», e que «só em 2025, até Julho, a Auchan já adquiriu mais de 60% do valor total comprado em 2024, sinal da aceleração e reforço deste investimento».
A Auchan Retail Portugal afirma que, desta forma, «reforça o seu compromisso com a produção local e a economia de proximidade», por via das compras a pequenos produtores que fornecem localmente, num raio de 50 quilómetros das lojas desta cadeia de retalho de Norte a Sul do país. A empresa, que em 2025 celebra 55 anos de actividade em Portugal, fala numa «estratégia de longo prazo, que visa apoiar o desenvolvimento das comunidades locais, garantir frescura e qualidade aos clientes, e contribuir para um modelo mais sustentável de abastecimento alimentar».

«Actualmente, são mais de 180 pequenos e médios produtores que integram a rede local da Auchan, fornecendo frutas, legumes, queijos, vinhos, mel, enchidos e outras especialidades regionais – e não só –, sempre num raio máximo de 50 km das lojas. Entre eles, há também empreendedores que reinventam a tradição, trazendo inovação a partir das raízes locais. É o caso da Carob World, que transformou a alfarroba em tabletes originais, ou da Salina Greens, que produz sal vegetal a partir de halófitas cultivadas em ambiente natural em Alcochete, entre muitos outros», refere a Auchan Retail Portugal. A empresa salienta também que, «ao privilegiar fornecedores locais, a Auchan promove cadeias curtas de abastecimento, reduz a pegada ambiental do transporte de mercadorias e contribui para a valorização da produção tradicional portuguesa».

Segundo a Auchan Retail Portugal, «esta relação próxima com os produtores baseia-se em critérios de rastreabilidade, autenticidade e desenvolvimento sustentável. Mais do que uma aposta pontual, a valorização da produção local faz parte da identidade da Auchan, numa lógica de parceria de longo prazo que fortalece as economias locais e leva à mesa dos portugueses produtos com origem conhecida e impacto positivo no território onde está inserida». Para «celebrar e dar ainda mais visibilidade a este compromisso», a empresa «dedica o mês de Agosto à valorização dos produtos locais em todas as suas lojas, através da campanha “De norte a sul ao lado dos nossos produtores”, com acções especiais que aproximam os consumidores dos produtores e das histórias por detrás de cada um», sendo que a iniciativa «conta com a participação de cerca de 70 produtores locais, representando uma grande diversidade de produtos frescos, regionais e artesanais», informa a Auchan Retail Portugal.
Pode consultar aqui o panfleto relativo à campanha “De norte a sul ao lado dos nossos produtores”.
