Agrifood Disruptor capacita investigadores e empreendedores para o mercado agroalimentar

O Agrifood Disruptor, programa promovido pela BGI Sustainable Ventures e cofinanciado pelo EIT Food (Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia), vai já na sua terceira edição. A edição de 2025 seleccionou 10 equipas que iniciaram a jornada de capacitação participando num Bootcamp intensivo durante o mês de Junho:

BioRok

● AgroShield

● Bubtex

● Vegg Foods

● Bolota Cheese

● MicroValBy

● BBKW Drying Solutions

● UPinC

● Terra Carbono

● FISHFIT

Cinco destas equipas foram posteriormente seleccionadas para uma fase de Market Discovery Journey de identificação e validação de mercado, através do contacto directo com stakeholders da indústria, e acompanhadas por mentoria personalizada durante 3 meses.

O programa culminará num evento final onde apresentarão os seus projectos a investidores, empresas e parceiros institucionais.

«Tendo desenvolvido grande parte do meu percurso profissional como investigador em biotecnologia e biociências, reconheço a importância do Agrifood Disruptor sobretudo enquanto programa estruturado para aproximar a investigação académica da sua aplicação real no mercado. Portugal precisa de programas como este», refere Ricardo Ribeiro, coordenador da Academy na BGI Sustainable Ventures.

O Agrifood Disruptor, dinamizado pela BGI Sustainable Ventures, Hub nacional do EIT Food, é um programa gratuito destinado a projectos inovadores com nível de maturidade tecnológica entre TRL 3 e 6, focados em soluções sustentáveis para o futuro do agroalimentar.

O Agrifood Disruptor é promovido em parceria com instituições académicas e de investigação de referência, como o Instituto Superior de Agronomia e o LS4FUTURE e aposta no desenvolvimento de competências de empreendedorismo, desde o pitch e storytelling até à validação de mercado, propriedade intelectual e à estruturação de modelos de negócio escaláveis.

«Portugal tem talento científico com enorme potencial de mercado. O Agrifood Disruptor quer ser a ponte entre esses dois mundos: transformar investigação em impacto real, com soluções inovadoras que respondam às prioridades do Green Deal, da estratégia Farm to Fork e às necessidades da indústria», afirma Gonçalo Amorim, CEO da BGI Sustainable Ventures.

As áreas de foco do programa incluem:

• Bio-estimulantes e Biofertilizantes

• Fermentação

• Valorização de Subprodutos

• Economia Circular

• Viabilidade e Produtividade das Plantas

No final, a equipa vencedora terá acesso a apoio especializado para candidaturas a programas europeus e bilhetes para participação no Next Bite 2025: Building the Future of Food Together, em Bruxelas – o maior evento organizado pelo EIT Food, que reúne agentes de mudança na transformação de sistemas alimentares e os principais empreendedores e pioneiros do sector alimentar.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

alueva
CAP saúda garantia do Governo de que preço da água no Alqueva não sobe para agricultores
Foto Salad Greenhouse
Agrifood Disruptor capacita investigadores e empreendedores para o mercado agroalimentar
Prémio Excelência_Agrobeja_Valorfito1
Prémios Valorfito destacam melhores práticas dos Pontos de Retoma

Notícias relacionadas

alueva
CAP saúda garantia do Governo de que preço da água no Alqueva não sobe para agricultores
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) recebeu do Governo a garantia...
Prémio Excelência_Agrobeja_Valorfito1
Prémios Valorfito destacam melhores práticas dos Pontos de Retoma
O Valorfito – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura...
1a
Bragança acolhe primeira Conferência Internacional FoodTec em Outubro
De 27 a 29 de Outubro, decorre na cidade de Bragança a primeira edição da Conferência...
douro-4768663_1280
Conselho Interprofissional do Douro e Porto aprova Comunicado de Vindima 2025
O Comunicado de Vindima para 2025, aprovado por unanimidade pelo Conselho Interprofissional...