A Jungheinrich, empresa de origem alemã especializada em soluções de intralogística e automação, anunciou que já está concluída a estrutura do edifício do novo Jungheinrich Experience Centre (JEC), que está a ser construído em Moosburg, nos arredores de Munique, na Alemanha, e que está previsto abrir no fim de 2026. Com cerca de 7.900 metros quadrados, o JEC vai constituir «um moderno centro de demonstração tecnológica e de contacto com clientes», que permitirá à empresa «apresentar as suas soluções de movimentação de carga manuais, semiautomáticas e automatizadas», refere a Jungheinrich.
Segundo a empresa, a decisão de localizar esta infraestrutura em Moosburg resultou da sua proximidade com o Aeroporto de Munique («facilmente acessível para clientes e parceiros de todo o mundo», assinala) e das duas unidades industriais do grupo já existentes na cidade – «As sinergias com os centros de produção em Degernpoint e na Steinbockstraße permitem curtas distâncias, coordenação rápida e processos eficientes» –, sendo que «a disponibilidade da força de trabalho local, com elevado nível de especialização técnica, desempenha aqui também um papel fundamental». A Jungheinrich explica que no núcleo do Experience Centre vai estar a área de fluxo de materiais, com 1.700 metros quadrados, «onde sistemas automatizados, soluções de software e conceitos de logística de armazém específicos para cada cliente podem ser experienciados ao vivo». Deste modo, diz, cria «um espaço onde as empresas podem testar, discutir e optimizar directamente as suas soluções de logística de armazém».
A Jungheinrich também destaca que o JEC vai dispor de «uma infraestrutura digital de última geração», a qual «vai muito além dos formatos tradicionais de apresentação: transmissões em directo em tempo real e simulações 3D imersivas criam uma montra tecnológica que permite a clientes de todo o mundo mergulhar nos sistemas e usufruir de uma experiência remota interactiva, independentemente da sua localização». Como sublinha Richard Brandstetter, Managing Director of Jungheinrich Logistiksysteme, «queremos apresentar as nossas soluções durante todo o ano e disponibilizá-las digitalmente a nível mundial; isto também nos tornará independentes das datas tradicionais das feiras».
A infraestrutura inclui também um espaço de marca, que apresenta a história da empresa «desde a sua fundação em 1953 até às visões para as soluções de movimentação de carga do futuro». Está a ser construído ainda um edifício de escritórios de cinco pisos, que irá acolher até 400 colaboradores do recém-criado segmento Automation & Warehouse Equipment, com estruturas que visam apoiar «a troca interdisciplinar, o trabalho orientado por projectos e o desenvolvimento de novas soluções de automação e software».
A Jungheinrich afirma que, com esta nova infraestrutura, «reforça o pólo de Moosburg como centro de competências central do Grupo para a automação». «Com as subsidiárias Magazino e arculus, em Munique, especializadas em robótica e software, o especialista em sistemas de armazenagem MIAS, em Eching, e o crescente pólo de Moosburg, a região da grande Munique torna-se no hub de automação do Grupo», defende a empresa.
A Jungheinrich sublinha ainda que «atribui grande importância a uma construção consistentemente sustentável» e que «a sustentabilidade não é apenas um requisito arquitectónico, mas um compromisso claro com a responsabilidade e a conservação de recursos». Neste contexto, este novo complexo de edifícios que está em construção «será equipado com telhados verdes, sistemas geotérmicos de aquecimento e arrefecimento, painéis fotovoltaicos, aproveitamento de águas pluviais e gestão inteligente de iluminação e energia».
O balanço da construção da infraestrutura e a indicação das próximas fases da obra foi feito num evento de celebração da conclusão da estrutura do edifício do novo JEC, realizado no próprio local e no qual participaram representantes da política, da economia regional, do sector da construção e vários colaboradores. Com mais de 20 mil colaboradores a nível mundial, o Grupo detém 42 filiais próprias (em Portugal, está presente há 27 anos) e serviços por todo o mundo e uma rede de 12 locais de produção.