A Inteligência Artificial em contexto agrícola será um dos temas a abordar no 14º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, que se realiza em Santarém, nos próximos dias 12 e 13 de Março.
O programa, sob o tema geral dos “Caminhos para a Qualidade”, divide-se em quatro sessões técnicas com especialistas de Portugal, Espanha, França, Países Baixos, Itália e Chile. Em cada sessão técnica serão indicados caminhos, tendo como base a orientação para a produção de mirtilo de elevada qualidade.
A primeira sessão incidirá sobre os Mercados e Tendências de Consumo, reforçando a necessidade de adaptação constante dos Mirtilos de Portugal, aos requisitos, tendências e preferências do consumidor.
A segunda sessão contará com comunicações sobre nutrição, qualidade pós-colheita, mas também ferramentas de gestão, organização da produção e instrumentos de financiamento e investimento agrícola.
Já a terceira sessão será dedicada à investigação e novas tecnologias no contexto agrícola.
Finalmente, na quarta sessão, serão apresentados casos de integração de Inteligência Artificial no contexto agrícola, nomeadamente na criação de ferramentas de apoio à decisão, na agricultura de precisão e na identificação de pragas e doenças.
O segundo dia do evento é dedicado a actividades práticas e visitas de campo, estando previstas apresentações sobre Agricultura Regenerativa, sobre equipamentos de selecção e classificação de mirtilo com recurso a Inteligência Artificial, bem como demonstração de equipamentos de colheita mecânica, de selecção e embalamento e de veículos autónomos de apoio à agricultura.
Organizado pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.
A nossa revista é media partner do evento.
Inscrições e informações, aqui.