“Industrialização verde: Descarbonização, inovação e IA” é o tema do 10.º Congresso da GS1 Portugal, que se realiza no dia 8 de Outubro, a partir das 9h30, no Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa. Segundo a GS1 Portugal, este evento «reunirá decisores, líderes empresariais, académicos e especialistas para debater as tendências que estão a transformar a economia e as cadeias de valor — da adaptação do processo produtivo à garantia da sua sustentabilidade, com recurso a inteligência artificial, a outras ferramentas de inovação e a novos procedimentos de governança».
Neste contexto, vão estar em análise no congresso temas como «o impacto económico da descarbonização e os desafios da neutralidade carbónica; a inteligência artificial como motor da sustentabilidade e da eficiência nas cadeias de valor; oportunidades para Portugal se posicionar como hub industrial e logístico sustentável; governança e inovação como factores de competitividade», entre outros. A GS1 indica que, ao longo do evento, «será apresentado um enquadramento global, geopolítico e económico, trazendo perspectivas sobre os desafios e oportunidades que a aplicação de princípios de sustentabilidade aos sistemas produtivos representa para empresas».
O programa, que pode consultar aqui, inclui as referidas apresentações de enquadramento (a cargo de Paulo Portas e Teresa Cardoso de Menezes) e dois painéis de debate: “Industrialização verde: Governança, inovação e IA” e “Roteiro da neutralidade carbónica – Cadeias de abastecimento”. O X Congresso da GS1 Portugal conta ainda com uma apresentação de Graham Miller, «que partilhará uma visão inspiradora sobre como transformar desafios em oportunidades e manter a esperança mesmo em períodos de instabilidade e imprevisibilidade».