A Stihl Portugal inaugurou a 20 de Setembro as suas novas instalações, situadas em Abrunheira, Sintra, que resultam de um investimento de 10 milhões de euros. As novas instalações ocupam 2.300 metros quadrados, estão implantadas num terreno de 17.200 m² e, de acordo com a empresa, representam «um marco» para a sua operação em Portugal e reafirmam a sua aposta no «fortalecimento da sua presença no mercado nacional».
A Stihl explica que neste edifício está instalado um dos maiores centros de formação da marca na Europa – com capacidade para treinar mais de 500 profissionais por ano – e o maior showroom europeu da empresa – com 280 m² de exposição, este espaço é apenas o segundo showroom modelo a nível global e reúne mais de 200 máquinas e cerca de 600 referências de acessórios. Segundo a Stihl, as instalações também irão integrar em breve um centro de treino outdoor e vão receber eventos e visitas de escolas, «reforçando a ligação da marca à comunidade e a todos os seus stakeholders».

A Stihl sublinha que opera em Portugal há 27 anos e que «é líder de mercado há mais de 20 anos, com as suas principais áreas de negócio na floresta, agricultura e meios urbanos». No mercado nacional, a empresa dispõe de 230 pontos de venda e 180 concessionários – que são «parceiros estratégicos centrais da operação», indica a Stihl –, e, em 2025, espera ultrapassar os 30 milhões de euros de facturação, «acompanhando o crescimento global do grupo», refere um comunicado.
Na inauguração, que contou com a presença de Michael Traub, presidente do Conselho Executivo da Stihl, e Karen Tebar, membro da família Stihl, entre outros representantes globais, foi anunciada a estratégia global da marca para os próximos anos, estando prevista a entrada na grande distribuição em vários mercados, entre eles Portugal. «A decisão segue a estratégia de sucesso já implementada em mercados como França, Polónia e Alemanha e tem como objectivo alargar a rede de pontos de contacto da marca, reforçando a proximidade aos consumidores», assinala a empresa.

«Estas novas instalações representam um momento de viragem na história da Stihl em Portugal. É com enorme orgulho que passamos a dispor de um centro de formação de referência na Europa e de um showroom modelo único, que nos permitem estar ainda mais próximos dos nossos clientes e parceiros. Com esta infraestrutura, temos agora condições para crescer de forma sustentada, apostar ainda mais na qualificação dos profissionais do sector e reforçar o papel da Stihl como líder de mercado em Portugal», afirma o director-geral da Stihl Portugal (na foto em cima). Juvenal Martins salienta que «Portugal é hoje uma das filiais que mais cresce na Europa» e que «este investimento é a prova da confiança que a Stihl deposita neste mercado e no talento local».
«Estamos a reforçar a nossa presença, a criar condições para apoiar ainda mais os profissionais nacionais e claramente a assumir um compromisso de longo prazo: investir em inovação, em formação e em serviço. Estamos certos de que Portugal continuará a ser um pilar importante no futuro da Stihl», frisou o director-geral da empresa. A Stihl destaca a escolha de «materiais duradouros e de fácil manutenção» para as novas instalações – como alucobond, vidro e cerâmica – e uma «forte aposta em sustentabilidade»: 80 painéis solares (responsáveis por gerar mais de 60% do consumo energético); sistemas de iluminação LED de baixo consumo; climatização por bombas de calor; sistema de controlo solar exterior; isolamento térmico reforçado; janelas de alto desempenho; aproveitamento da luz natural em todos os espaços; recuperação de águas pluviais para rega de espaços verdes; sistemas de ventilação com recuperação de energia. É ainda mencionado que «a localização das novas instalações, próxima da anterior, assegura boa acessibilidade e ligação a transportes públicos, reduzindo o impacto no tecido urbano».
Fundada em 1926 por Andreas Stihl, inventor da motosserra moderna, a Stihl é uma empresa familiar na sua terceira geração, que mantém 100% de capital próprio e independência financeira. Com sede na Alemanha, a empresa tem 19.732 colaboradores, produz em sete países (Alemanha, EUA, Brasil, Suíça, Áustria, China e Filipinas) e «desde 1971 é a marca de motosserras mais vendida no mundo».

Em 2024, a Stihl alcançou uma facturação global de 5,33 mil milhões de euros e em 2025 espera atingir 5,5 mil milhões de euros. Tem presença em mais de 160 países, mais de 2.800 patentes, lança em média 30 novos produtos por ano e, em 2024, contou com 35% das vendas já em produtos a bateria, perspectivando que em 2035 estes representem 80% do total. Neste contexto, Juvenal Martins realça que «somos uma empresa quase centenária, mas que mantém até hoje a mesma energia e espírito inovador do fundador», acrescentando que «em Portugal estamos a crescer de forma consistente e queremos que estas novas instalações transmitam confiança aos nossos colaboradores, concessionários e clientes de que continuaremos a investir e a construir o futuro juntos».