O operador logístico Luís Simões e a Reta, empresa especializada em serviços de manutenção e reparação multimarca e aluguer de camiões, semirreboques e carrinhas multimarca, pertencente ao grupo Luís Simões, receberam recentemente o estatuto “Inovadora” 2025, atribuído pela COTEC Portugal. A Luís Simões recebe esta distinção pelo quarto consecutivo e a Reta pelo segundo ano consecutivo.
Segundo a Luís Simões, este «reconhecimento destaca a solidez financeira das empresas, os seus projectos de investimento e inovação, o cumprimento de elevados padrões na prestação de serviços e a forte cultura de gestão». A empresa afirma também que tem recebido anualmente esta distinção desde 2021, «como reflexo da sua solidez financeira, aposta na inovação e boas práticas na cultura de gestão».

A Luís Simões salienta que a COTEC, agência portuguesa para a inovação e cooperação tecnológica empresarial, atribui anualmente este selo que «distingue as empresas mais inovadoras e que contribuem activamente para o desenvolvimento económico do país», explicando que, «para tal, o desempenho em diferentes áreas, como a financeira ou a operacional, é avaliado com base em padrões rigorosos». De acordo com a empresa, «em conjunto, as empresas que receberam o estatuto Inovadora COTEC na quinta edição desta distinção contribuíram com quase 10% do PIB português em 2023. Para além disso, entre todas atribuíram mais de 837 milhões de euros a projectos de I&D».
A propósito desta distinção, José Luís Simões, presidente do Conselho de Administração da Luís Simões, refere que «estamos muito orgulhosos por fazer parte do universo COTEC e por estarmos entre as empresas mais relevantes da economia portuguesa». «Quero agradecer pessoalmente a todas as pessoas que fazem parte da Luís Simões e da Reta, cuja dedicação e esforço são fundamentais para continuarmos a crescer e a ser competitivos num mercado desafiante e em mudança. Assim, avançamos no nosso compromisso de apoiar o desenvolvimento de um ecossistema empresarial sólido e relevante a nível nacional e internacional», conclui.

Tendo iniciado a sua actividade em Loures, em 1948, a Luís Simões realiza fluxos rodoviários entre Portugal e Espanha, está no mercado espanhol há mais de 30 anos, gere uma frota de 1.148 viaturas homologadas (próprias e subcontratadas), conta com mais de 2.500 colaboradores directos e presta serviços integrados de logística em 25 armazéns que superam os 400.000 m² de capacidade instalada em 10 regiões diferentes da Península Ibérica. A Reta é especializada na manutenção, reparação e venda de peças para pesados, venda e aluguer de semirreboques, tractores e camiões, novos e usados e dispõe de dois Centros de Assistência Técnica, nas localidades do Carregado e Vila Nova de Gaia.