Yara apresenta manual de nutrição para vinha

Lisboa foi o palco de apresentação do segundo Plantmaster da Yara em Portugal. O manual dedicado à nutrição da cultura da vinha foi divulgado durante uma sessão,  a 14 de Fevereiro, onde estiveram presentes os distribuidores da marca em território nacional e os viticultores.

Durante o evento, Elena Montero, directora-geral da Yara Iberian, detalhou que este manual é o resultado de um «trabalho global». Para preparar este documento, onde «não se fala de produtos, mas de nutrição e agronomia», foram necessários dois anos de trabalho.

Luis Ángel López, director agronómico da Yara Iberian, partilhou alguns dos conteúdos do Plantmaster e destacou a importância do equilíbrio da nutrição. Uma abordagem que «previne muitos problemas». O responsável lembrou ainda a relevância de monitorizar as raízes das plantas que devem ter «pontas brancas e ser activas na fase do crescimento».

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA), representada por João Torres, consultor da FEA, partilhou as suas boas práticas em termos de nutrição do solo. Antes de iniciar a plantação de uma vinha em determinado terreno, a FEA procede à sementeira de plantas forrageiras que depois incorpora no solo, para que este fique mais rico em matéria orgânica.

Mais vinha e mais jovem

Em Portugal, «a vinha tem vindo a ser reestruturada». Ana Luz, agrónoma no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), explicou que os programas de apoio à reconversão, como o Vitis, têm possibilitado a substituição de plantas antigas por outras mais jovens. Assim, Viana do Castelo, Vila Verde, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Santarém, Sines e Mértola são os concelhos com vinha mais jovem.

Nos últimos anos, o IVV também identificou um aumento da área de vinha no Alentejo, na zona da Península de Setúbal, e no Algarve. Alenquer, Alijó, Palmela, São João da Pesqueira e Torres Vedras são os concelhos com mais área de vinha.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...