“Protecção contra a traça-da-oliveira e pragas secundárias do olival” é o tema de um webinar que tem lugar no dia 22 de Abril, a partir das 18h00, através da plataforma Zoom. O evento conta com uma apresentação de José Alberto Pereira, do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (CIMO-IPB).
Este webinar é realizado no âmbito do grupo operacional “Novas práticas em olivais de sequeiro: estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas”, que envolve várias entidades e empresas e que é liderado pela Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD). Segundo a organização, «das mais de duas centenas e meia de espécies de fitófagos actualmente conhecidas, apenas uma minoria causa habitualmente prejuízo no conjunto das regiões olivícolas, sendo, por isso, incluídas no grupo das designadas pragas principais, onde se inclui a traça-da-oliveira (Prays oleae)». É ainda sublinhado que existem outras pragas, «como o caruncho da oliveira (Phloeotribus scarabaeoides), algodão da oliveira (Euphyllura olivina), euzofera (Euzophera pinguis), traça-verde (Palpita unionalis) e cochonilha negra (Saissetia oleae), entre outros, que, localmente, em determinadas circunstâncias, podem assumir importância económica, pelo que são designadas pragas secundárias».
Os interessados em participar no webinar “Protecção contra a traça-da-oliveira e pragas secundárias do olival” podem inscrever-se aqui. Este evento vai ser transmitido também na página da APPITAD no Facebook.