A empresa portuguesa que produz alface, ervas aromáticas e outros hortícolas, foi nomeada entidade de sucesso do sector primário pelos júris do prémio Fazemos Bem, promovido pela Peugeot e pelo Jornal de Notícias. O galardão foi entregue ontem, 18 de Junho, durante uma conferência dedicada ao sector, no Centro de Congressos e Negócios da Exponor, em Matosinhos.
Foi José Fradeira, director comercial da Vitacress, quem recebeu o prémio das mãos de José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura.
A atribuição desta distinção à empresa com sede em Odemira, no Alentejo, deveu-se à «presença forte em Portugal, Espanha e Reino Unido» e a estar «preparada para conquistar mercados mais maduros», segundo o Jornal de Notícias. No início do mês, a Vitacress foi nomeada a primeira Flagship Farm portuguesa, pela McDonald’s. Foram as suas práticas sustentáveis e inovadoras que lhe valeram esta nomeação como “quinta modelo”.
O evento na Exponor contou ainda com um debate sobre o sector, protagonizado por Fontaínhas Fernandes (reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), José Martino (consultor agrícola), Frederico Falcão (presidente do Instituto do Vinho e da Vinha) e Sara Pereira (directora-executiva da Associação das Indústrias da Fileira Florestal).
A Vitacress já tinha sido, numa primeira fase, seleccionada como uma das dez empresas mais bem sucedidas a operar no sector. A escolha deste grupo inicial baseou-se «na sua performance, o seu pendor exportador, a capacidade de aumentar o volume de negócios, os investimentos relevantes, ou capacidade de inovação», diz a organização.
Até ao final do ano, serão anunciadas também as empresas que se destacam nos sectores secundário e terciário, apurando-se assim «as três empresas de maior sucesso em Portugal», afirma a organização do prémio Fazemos Bem.