ViniPortugal celebra 25 anos de actividade

Criada em 15 de Outubro de 1996, a ViniPortugal, Organização Interprofissional do Vinho, responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos vinhos de Portugal em mercados internacionais, celebra 25 anos de actividade em 2021. A propósito desta efeméride, a entidade diz que «desde a sua criação se propôs a promover a imagem de Portugal enquanto um produtor de vinhos de excelência, valorizando através da marca “Wines of Portugal” a diversidade, contribuindo assim para o crescimento sustentado do valor e do preço médio dos vinhos de Portugal» e que «reafirma o seu compromisso em levar o melhor do País a todo o mundo, continuando a promover Portugal enquanto hot spot do mundo internacional do vinho».

163429782040060

A ViniPortugal assinala que, em 2020, as exportações de vinho de Portugal perfizeram 856 milhões de euros (M€), que, em média, 47% do volume da produção de vinho é exportada, e que, no ano passado, a produção de vinho no País atingiu 6,4 milhões de hectolitros. A entidade explica que este ano já realizou mais de 165 iniciativas, inseridas no total de 8,2 M€ de investimento em promoção previsto para 2021, e que, através da marca “Wines of Portugal”, tem concentrado a sua comunicação nos diferentes mercados internacionais em 10 castas autóctones, que funcionam como uma «bandeira de promoção dos vinhos nacionais»: Touriga Nacional, Aragonês/Tinta Roriz, Touriga Franca, Trincadeira/Tinta Amarela, Castelão, Baga (tintas); Alvarinho, Arinto, Fernão Pires/Maria Gomes, Encruzado (brancas).

A ViniPortugal afirma estar focada actualmente em 20 mercados internacionais prioritários: Estados Unidos da América (EUA), Brasil, Angola, Canadá, China, Japão, Noruega, Coreia do Sul, Suíça, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Polónia, México, Ucrânia, França, Espanha, Bélgica e Dinamarca. Neste âmbito, a entidade realça o investimento em promoção de 1,3 M€ nos EUA, de 900.000 euros no Brasil e de 900.000 euros no Canadá.

«Naturalmente, vemos uma imagem de Portugal e do sector vitivinícola português muito díspar de 1996. Nesse ano, o mundo desconhecia a qualidade dos nossos vinhos e muitos mercados nem sabiam onde ficava Portugal no mapa. Hoje entram estrangeiros diariamente no nosso País com o intuito de provarem os nossos vinhos, temos turistas que andam nas vindimas e outros que se apaixonaram pelos nossos vinhos e que acabaram por se instalar cá e investir neste sector. É enorme a satisfação de ver que em poucos anos conquistámos o mundo, porque não é em vão que ocupamos actualmente o nono lugar da lista do comércio internacional de vinho», refere Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal (na fotografia em baixo). «É curioso assinalarmos esta data depois de um ano tão controverso, que embora tenha destabilizado a economia e o comércio mundial, acabou por não afectar negativamente as exportações do vinho português como chegámos a temer, o que é, na nossa opinião, uma prova clara da posição que já conseguimos alcançar e consolidar, fruto do enorme contributo destes 25 anos de promoção feito pela ViniPortugal, sempre em parceria com o sector.»

1

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo

Notícias relacionadas

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...