Vinhos do Alentejo lançam ciclo «Provar é Saber»

Os Vinhos do Alentejo vão lançar, a 25 de Julho, o ciclo de experiências sensoriais «Provar é Saber», uma iniciativa que decorrerá na Sala Ogival da ViniPortugal, em Lisboa. O projecto pretende dar a conhecer a diversidade da região através da ligação entre vinho, gastronomia e território, reunindo sete sessões temáticas ao longo dos próximos meses.

A primeira sessão realiza-se a 25 de Julho, entre as 10h00 e as 13h00, e será dedicada à harmonização entre Vinhos do Alentejo e Azeites Virgem Extra da região. A experiência inclui provas comentadas de vinho e azeite, terminando com uma degustação de gelados de azeite produzidos a partir das variedades Galega, Cordovil e Cobrançosa.

Com curadoria de Edgardo Pacheco, o ciclo propõe uma viagem pelos sabores do Alentejo, explorando a relação dos vinhos da região com produtos como azeite, queijo, enchidos, presunto, tomate, beldroegas, bacalhau e porco. Cada sessão contará com uma temática específica e com convidados ligados ao universo gastronómico.

«Com o «Provar é Saber» queremos mostrar que o vinho está ligado à gastronomia, ao azeite e à cultura do Alentejo», afirma Luís Sequeira, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

A iniciativa pretende também dar a conhecer a diversidade vitivinícola do Alentejo, destacando a influência dos diferentes solos, castas e microterroirs nas características dos vinhos produzidos. O Alentejo conta com oito sub-regiões vitícolas, cada uma com perfis distintos.

Após a sessão dedicada aos azeites, o calendário prossegue a 29 de Agosto com as beldroegas. Seguem-se o tomate, a 26 de Setembro, os queijos do Alentejo, a 24 de Outubro, os enchidos e presunto, a 28 de Novembro, o bacalhau, a 19 de Dezembro, e por fim, o porco, a 29 de Janeiro.

As sessões realizam-se na Sala Ogival da ViniPortugal, em Lisboa, e têm um custo de participação de 35 euros por pessoa. Em cada uma delas, os Vinhos do Alentejo servem de ponto de partida para explorar a gastronomia e a identidade do Alentejo.

[imagem: Comissão Vitivinícola Regional Alentejana]

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

Campo Vitacress
Vitacress lança passatempo que oferece visita à quinta e produtos durante um ano
WhatsApp Image 2026-07-21 at 16.55
Abertas as candidaturas ao Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
Torrestir-Mercedes-Actros-L-2
Torrestir reforça frota para transporte internacional

Notícias relacionadas

Campo Vitacress
Vitacress lança passatempo que oferece visita à quinta e produtos durante um ano
A Vitacress lançou o passatempo «Ganhe a Chave da Horta Vitacress», que decorre...
WhatsApp Image 2026-07-21 at 16.55
Abertas as candidaturas ao Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
Estão abertas, até 9 de Agosto, as candidaturas para a 13.ª edição do Prémio...
Torrestir-Mercedes-Actros-L-2
Torrestir reforça frota para transporte internacional
A Torrestir reforçou a sua frota com novos camiões Mercedes-Benz Actros L ProCabin,...
FoodFabLab (1)
Tagusvalley abre candidaturas ao Prémio Food Fab Lab
A Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia tem abertas as candidaturas para...