Lisboa, Porto, Algarve, Alentejo e Fundão recebem várias acções no âmbito da campanha da cereja do Fundão 2018. O objectivo desta iniciativa multifacetada, levada a cabo pela Câmara Municipal do Fundão, é «promover o produto e a região».
De 8 a 10 de Junho, a aldeia de Alcongosta, no Fundão, acolhe mais uma edição da Festa da Cereja.
Entre 1 de Junho e 1 de Julho, decorre em várias pastelarias e restaurantes do concelho o festival gastronómico “Fundão, aqui come-se bem – Sabores da cereja”.
No concelho, também vão ser promovidos actividades turísticas ligadas a esta cultura, como passeios de balão, de comboio e de bicicleta pelos cerejais, apadrinhamento de cerejeiras, apanha do fruto e piqueniques.
De 15 a 30 de Junho, terá lugar a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão 2018, iniciativa que envolve restaurantes de Lisboa, Porto, Algarve e, pela primeira vez, também do Alentejo.
Em Lisboa, no Mercado Municipal de Alvalade, entre 15 e 16 de Junho, estará instalada uma banca com produtos regionais, como as cerejas e os derivados desta fruto – por exemplo, bombons, pastéis, licores, chá, gin –, queijo, vinhos, azeite e enchidos. Esta banca é promovida pelo município do Fundão.
A 10 de Junho, terá lugar a distribuição de cerejas em voos da TAP.
Durante o mês de Junho, as lojas da gelataria Santini terão à venda o gelado de cereja do Fundão, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores.
Segundo Paulo Fernandes, presidente da edilidade, «estas iniciativas pretendem promover um produto de excelência, que é aquele que mais dinamiza economicamente a região e que projecta o Fundão a nível nacional e internacional». «O desenvolvimento de actividades ligadas ao turismo e à gastronomia, inspiradas na nossa cereja, tem trazido maior valorização a um produto já tão reconhecido pela sua qualidade. O investimento na investigação dos benefícios deste fruto para a saúde, em parceria com a Universidade de Medicina da UBI [Universidade da Beira Interior], bem como a introdução tecnológica do Agro IoT Centre, vêm reforçar o valor da cereja do fundão, da inovação e da sustentabilidade do sector agrícola da nossa região.»
Mais informações sobre estas acções podem ser obtidas aqui.