Valorfito distingue as melhores práticas no sector agrícola português

Catorze empresas portuguesas viram o seu trabalho distinguido em mais uma edição dos Prémios Valorfito, que decorreu a 28 de Abril, em Lisboa. Num ano que fica marcado pela excelência dos resultados na recolha de embalagens – tendo-se atingido a maior percentagem de recolha de fluxos fitofarmacêuticos de sempre – a cerimónia teve como objectivo envolver o sector agrícola na reflexão sobre o estado da actividade, distinguindo aqueles que por força da sua dedicação, proactividade e envolvimento se destacaram entre as melhores práticas agrícolas.

O encontro que teve lugar em Lisboa, no Montes Claros Lisbon Secret Spot, reuniu o sector para relembrar aquelas que são as melhores práticas, olhar para casos exemplo, refletir sobre os resultados anuais da actividade, estabelecer novas metas e propor novos desafios. «A verdade é que o sector agrícola está cada vez mais forte no que respeita ao crescimento das taxas de recolha, há uma sensibilidade cada vez maior dos profissionais para aquilo que é uma agricultura sustentável e responsável, contudo, os desafios são crescentes, as metas de crescimento são cada vez mais ambiciosas, e, por isso, obrigam-nos a um esforço, resiliência e foco, que são essenciais reforçar», refere António Lopes Dias, director geral do Valorfito.

À semelhança de anos anteriores, os prémios deste ano gratificaram o empenho dos Pontos de Retoma nacionais para cinco categorias principais: o prémio Crescimento, de âmbito regional e ilhas, atribuído a 10 parceiros e que distingue o maior crescimento na região face ao ano anterior; o prémio Cooperativa, que releva o maior crescimento nacional em 2022 para o sector cooperativo; o prémio Sementes e o prémio Biocidas, atribuídos a um parceiro respectivamente; e, com grande destaque, o prémio Excelência, o galardão mais desejado da noite, e que distingue o TOP 1 das boas práticas para critérios tanto quantitativos quanto qualitativos – este ano atribuído à Borrego Leonor & Irmão, S.A.

Para o director geral do Valorfito, António Lopes Dias, «esta cerimónia reforça, ano após ano, a sua importância, já que é o momento em que é feito publicamente um reconhecimento àqueles que são os pilares do sistema Valorfito, os Pontos de Retoma. A actividade de recolha está em franco crescimento e estamos certos de que em 2023 poderemos vir a atingir a tão desejada meta de 60% de retoma global. Não baixaremos os braços e as contas vão fazer-se no final, com o habitual empenho de todos».

Para o final deste encontro ficaram guardados a entrega oficial dos prémios, assim como o reconhecimento a todos os presentes e envolvidos nesta operação em prol de uma agricultura mais sustentável. No encerramento, António Lopes Dias aproveitou ainda para reforçar alguns dos principais desafios dos próximos anos, relembrando que este ano o Valorfito estará ainda mais próximo dos pontos de retoma e agricultores de menor dimensão, com o propósito de colmatar as principais dificuldades e contribuir para uma melhoria na recolha dos dois fluxos mais desafiantes – sementes e biocidas.

Os vencedores

Crescimento Algarve | Hubel Verde, SA

Crescimento Alentejo | CBH Portugal

Crescimento Oeste | CCACP – Centro Comer. e Agri.do Canal Profissional, S.A.

Crescimento Ribatejo | Lucio Loureiro

Crescimento Interior Centro | Fernando & Silva Lda.

Crescimento Interior Norte | Macedagro

Crescimento Litoral Centro | Agro-Moliceiro

Crescimento Litoral Norte | Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Crl

Crescimento Açores | Agro-Util

Crescimento Madeira | SOLOFERTIL – Produtos para a Agricultura, Lda

Cooperativa | Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Crl

Sementes | Borrego Leonor & Irmão, S.A

Biocidas | Anticimex Portugal Lda

1º Lugar Excelência | Borrego Leonor & Irmão, S.A

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...