Valorfito distingue as melhores práticas no sector agrícola português

Catorze empresas portuguesas viram o seu trabalho distinguido em mais uma edição dos Prémios Valorfito, que decorreu a 28 de Abril, em Lisboa. Num ano que fica marcado pela excelência dos resultados na recolha de embalagens – tendo-se atingido a maior percentagem de recolha de fluxos fitofarmacêuticos de sempre – a cerimónia teve como objectivo envolver o sector agrícola na reflexão sobre o estado da actividade, distinguindo aqueles que por força da sua dedicação, proactividade e envolvimento se destacaram entre as melhores práticas agrícolas.

O encontro que teve lugar em Lisboa, no Montes Claros Lisbon Secret Spot, reuniu o sector para relembrar aquelas que são as melhores práticas, olhar para casos exemplo, refletir sobre os resultados anuais da actividade, estabelecer novas metas e propor novos desafios. «A verdade é que o sector agrícola está cada vez mais forte no que respeita ao crescimento das taxas de recolha, há uma sensibilidade cada vez maior dos profissionais para aquilo que é uma agricultura sustentável e responsável, contudo, os desafios são crescentes, as metas de crescimento são cada vez mais ambiciosas, e, por isso, obrigam-nos a um esforço, resiliência e foco, que são essenciais reforçar», refere António Lopes Dias, director geral do Valorfito.

À semelhança de anos anteriores, os prémios deste ano gratificaram o empenho dos Pontos de Retoma nacionais para cinco categorias principais: o prémio Crescimento, de âmbito regional e ilhas, atribuído a 10 parceiros e que distingue o maior crescimento na região face ao ano anterior; o prémio Cooperativa, que releva o maior crescimento nacional em 2022 para o sector cooperativo; o prémio Sementes e o prémio Biocidas, atribuídos a um parceiro respectivamente; e, com grande destaque, o prémio Excelência, o galardão mais desejado da noite, e que distingue o TOP 1 das boas práticas para critérios tanto quantitativos quanto qualitativos – este ano atribuído à Borrego Leonor & Irmão, S.A.

Para o director geral do Valorfito, António Lopes Dias, «esta cerimónia reforça, ano após ano, a sua importância, já que é o momento em que é feito publicamente um reconhecimento àqueles que são os pilares do sistema Valorfito, os Pontos de Retoma. A actividade de recolha está em franco crescimento e estamos certos de que em 2023 poderemos vir a atingir a tão desejada meta de 60% de retoma global. Não baixaremos os braços e as contas vão fazer-se no final, com o habitual empenho de todos».

Para o final deste encontro ficaram guardados a entrega oficial dos prémios, assim como o reconhecimento a todos os presentes e envolvidos nesta operação em prol de uma agricultura mais sustentável. No encerramento, António Lopes Dias aproveitou ainda para reforçar alguns dos principais desafios dos próximos anos, relembrando que este ano o Valorfito estará ainda mais próximo dos pontos de retoma e agricultores de menor dimensão, com o propósito de colmatar as principais dificuldades e contribuir para uma melhoria na recolha dos dois fluxos mais desafiantes – sementes e biocidas.

Os vencedores

Crescimento Algarve | Hubel Verde, SA

Crescimento Alentejo | CBH Portugal

Crescimento Oeste | CCACP – Centro Comer. e Agri.do Canal Profissional, S.A.

Crescimento Ribatejo | Lucio Loureiro

Crescimento Interior Centro | Fernando & Silva Lda.

Crescimento Interior Norte | Macedagro

Crescimento Litoral Centro | Agro-Moliceiro

Crescimento Litoral Norte | Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Crl

Crescimento Açores | Agro-Util

Crescimento Madeira | SOLOFERTIL – Produtos para a Agricultura, Lda

Cooperativa | Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Crl

Sementes | Borrego Leonor & Irmão, S.A

Biocidas | Anticimex Portugal Lda

1º Lugar Excelência | Borrego Leonor & Irmão, S.A

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...