Vale da Rosa moderniza instalações de embalamento e testa novas variedades

A preparar a campanha de 2016 de uva de mesa, a Vale da Rosa está a instalar na totalidade das linhas de embalamento o sistema Marco de pesagem optimizada e com controlo de produtividade integrado, depois de em 2015 este sistema ter sido instalado em parte das linhas do packhouse, explica a empresa sediada em Ferreira do Alentejo na sua newsletter. Esta decisão deve-se aos «excelentes resultados em termos de produtividade» e a Vale da Rosa espera que o alargamento desta tecnologia contribua «para uma maior rentabilidade dos processos».

«Para responder com maior eficácia à procura cada vez mais significativa de produtos embalados», também vai adquirir duas novas máquinas de embalamento (uma para filme termoselado – destinada à uva sem grainha – e uma de acondicionamento em flowpack – para uva com grainha). Vão igualmente ser efectuados melhoramentos no sistema de tapetes de alimentação às linhas, «possibilitando uma flexibilidade maior nos trabalhos realizados bem como a optimização dos procedimentos». Foi ainda reestruturado todo o sistema de frio na zona de embalamento, prevendo-se «uma redução da temperatura total da área para cerca de 12 graus centígrados, garantindo assim uma melhoria significativa nas condições de laboração da uva».

A empresa afirma que «com a introdução destes novos equipamentos […] a capacidade instalada de produção vai triplicar na campanha de 2016». Esta modernização das instalações de embalamento representa um investimento total superior a 700.000 euros.

Entretanto, a Vale da Rosa iniciou um novo campo experimental, onde está a testar quase 20 novas variedades de uvas sem grainha, provenientes dos Estados Unidos da América, de Israel e da África do Sul, «mais suculentas, mais crocantes, mais doces, mais frescas e até com formatos e sabores exóticos», onde se incluem uvas com sabor a manga ou a algodão doce. A empresa estima que se possa começar a se provar estas uvas dentro de dois ou três anos.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
1
Governo publica decreto-lei que altera a orgânica das CCDR

Notícias relacionadas

presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
A nova Direcção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) esteve ontem,...
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) abriu recentemente...
1
Governo publica decreto-lei que altera a orgânica das CCDR
Foi publicado a 26 de Maio, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 36/2023,...
1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
No âmbito do projecto “Placarvões – Solução inovadora para o problema dos plásticos...