Investigadores espanhóis do Instituto de Investigação e Formação Agrária e Pesqueira (Ifapa) de Córdoba e do Instituto de Agricultura Sustentável desenvolveram uma aplicação web que calcula as necessidades hídricas dos olivais. A tecnologia foi apresentada a 25 de Junho, durante as jornadas que tinham como tema «As Inovações no cultivo do olival», em Córdoba.
Javier Hidalgo, um dos investigadores responsáveis pelo desenvolvimento do projecto, explica que a aplicação tem em conta no seu cálculo os diferentes tipos de olival, distinguindo os jovens dos adultos, e permite a criação de um plano baseado nas necessidades de diferentes macro-nutrientes.
Para fazer a sua avaliação, esta aplicação requer a inserção de dados como a localização exacta dos terrenos, a província a que pertencem ou os hábitos de rega da exploração.
Por enquanto, a tecnologia está apenas disponível para o olival cultivado em solo andaluz. Segundo dados do Ifapa, entre 2012 e 2014, 1.541.980 hectares (ha) da Região da Andaluzia estavam ocupados com oliveiras.