Um dia para promover e valorizar a gastronomia nacional

A 29 de Maio assinala-se o primeiro Dia Nacional da Gastronomia (DNG). Nesta edição, Aveiro será a cidade onde decorrem a maioria das acções que visam a promoção e valorização da cultura gastronómica nacional. No entanto, todo o País é chamado a celebrar os produtos nacionais e as suas múltiplas formas de confecção.

A estação de comboios de Santa Apolónia, em Lisboa, foi o local escolhido, a 19 de Abril, para apresentação do programa desta efeméride, aprovada em Assembleia da República em Junho de 2015.  Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, alerta para a importância «económica» da gastronomia que é um atractivo turístico, mas também é potenciador dos produtos da agricultura e pescas.

cartaz gastronomia

Aveiro integra a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. Pedro Machado, presidente desta instituição afiança que o DNG visa «valorizar os produtos regionais e as confrarias». O mesmo responsável diz ainda que este dia «é um hino a um elemento importante da cultura nacional» e destaca o carácter identitário que gastronomia tem nos territórios.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp) é outras das entidades parceiras neste evento. Jorge Loureiro, vice-presidente, comenta que o DNG é uma forma de «dar visibilidade à gastronomia» e àqueles que trabalham a mesma, quer as confrarias, quer cozinheiros profissionais que lançam novas tendências.

O programa do Dia Nacional da Gastronomia é vasto e faz-se com ementas especiais nos restaurantes, exposições, mostras gastronómicas, histórias em torno da comida, demonstrações de culinária ao vivo.

A revista Frutas, Legumes e Flores é parceira na “Exposição que se come e se bebe”, uma mostra de alimentos que ao final do dia podem ser provados. De salientar ainda acções como a dos CTT – Correios de Portugal, que vai fazer um selo do Dia Nacional de Gastronomia com um carimbo da cidade de Aveiro.

diagastronomia_2

Raul Moreira, director de Filatelia dos CTT – Correios de Portugal, comenta desta forma a importância da gastronomia: «Temos 50 milhões de selos sobre gastronomia e doçaria portuguesas espalhados pelo Mundo». O responsável adianta em, em 2017, poderão fazer uma edição de selos de base de expedição – aqueles que se usam normalmente na correspondência – sobre a doçaria tradicional portuguesa.

O Dia Nacional da Gastronomia será assinalado no último domingo de cada mês de Maio.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
1
Governo publica decreto-lei que altera a orgânica das CCDR

Notícias relacionadas

presidente CAP 31-5
Nova Direcção da CAP recebida pelo Presidente da República
A nova Direcção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) esteve ontem,...
Fotovoltaica CubaEste 001
EDIA abre concurso para cinco centrais fotovoltaicas flutuantes
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) abriu recentemente...
1
Governo publica decreto-lei que altera a orgânica das CCDR
Foi publicado a 26 de Maio, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 36/2023,...
1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
No âmbito do projecto “Placarvões – Solução inovadora para o problema dos plásticos...