Torres Novas recebe dia aberto do GoFigo Produção

Vai realizar-se a 15 de Setembro, em Torres Novas, o 1º dia aberto do Grupo Operacional GoFigo Produção.

Este projecto, coordenado pelo Instituto Superior de Agronomia, e que tem como parceiros Rosagro, Leonor Rodrigues Unipessoal, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Associação para o Desenvolvimento da Agro-indústria (Animaforum), a Associação Qualifica/oriGIn Portugal, o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e o Município de Torres Novas, a quem cabe a responsabilidade de divulgação do projecto, tem como um dos objectivos criarr uma plataforma informática interactiva de recolha e centralização de informação sobre o figo e respectivos mercados.

Além disso, incluem-se acções de sensibilização que ajudem a promover o sector, bem como o desenvolvimento de novas embalagens e revestimentos comestíveis que permitam aumentar o período de vida útil e melhorar a apresentação ao consumidor do figo fresco de Torres Novas, por forma a expandir o mercado e comercializar novos produtos de figo em larga escala.

A meta final do GoFigo Produção é alavancar esta cultura daquela região por forma a que o figo ganhe força nos mercados e se valorize.

As inscrições já se encontram abertas aqui.

Consulte o programa do evento:

 09h00 – Recepção aos participantes

09h30 – Abertura com o presidente da Câmara Torres Novas (a confirmar)

09h45 – O que é o projecto GoFigoProdução? (Michele Rosa – Rosagro – Sociedade Agrícola, Lda.)

10h00 – O que se está a fazer para melhorar a qualidade do Figo Preto de Torres Novas. (Rui de Sousa – INIAV, I.P./ENFVN)

10h15 – Para que serve a análise de solos e de folhas das figueiras? (Cristina Oliveira – ISA)

10h30 – Como se analisa a qualidade do figo, caso prático. (Claudia Sanchez – INIAV, I.P./ENFVN)

10h45 – Intervalo – café

11h15 – A qualificação do Figo Preto de Torres Novas – um caminho em construção. (Ana Soeiro – Qualifica oriGIn Portugal)

11h30 – Como pode a Paladin contribuir para o reconhecimento e valorização do Figo Preto de Torres Novas? (Olga Matias – Mendes Gonçalves)

11h45 – Debate / Questões

12h00 – Degustação

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Vinha1
ViniPortugal leva produtores e vinhos nacionais a Chengdu e Macau
AHSA_Abastecimento de água
CAP realiza webinar sobre água e adaptação às alterações climáticas
marijuana-leaf-5315557_1280
Politécnico de Portalegre oferece curso pioneiro na Europa

Notícias relacionadas

Vinha1
ViniPortugal leva produtores e vinhos nacionais a Chengdu e Macau
De 21 a 24 de Março, a ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho,...
AHSA_Abastecimento de água
CAP realiza webinar sobre água e adaptação às alterações climáticas
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) realiza no dia 21 de Março,...
marijuana-leaf-5315557_1280
Politécnico de Portalegre oferece curso pioneiro na Europa
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), através da sua Escola Superior...
Vinha Arquivo
Workshop na UTAD a 28 de Março sobre desafios climáticos na viticultura
No dia 28 de Março, a partir das 14h15, tem lugar na Universidade de Trás-os-Montes...