Terra Pro realiza dia de campo sobre agricultura de precisão

A Terra Pro, empresa que presta «serviços de consultoria de precisão para agricultura», realizou um dia de campo, a 21 de Setembro, em Samora Correia, na exploração Monte de Santo Isidro, onde acompanha um pivot de milho. No evento, em que estiveram presentes cerca de 100 agricultores e técnicos, a Terra Pro procurou «desmistificar» a agricultura de precisão, através da qual pretende «ajudar os agricultores a serem mais eficientes na rega e fertilização das culturas».

TerraPro_Precisamente_Samora_Correia (2)2

Segundo comunicado da empresa, «as novas tecnologias – imagens aéreas multiespectrais das parcelas agrícolas, sondas de monitorização do teor de humidade no solo, mapas de condutividade eléctrica do solo e aplicação diferenciada de rega – estão hoje mais acessíveis, permitindo um significativo aumento na eficiência da gestão agrícola». No dia de campo, foram apresentados dados da actividade da Terra Pro, em diferentes culturas: por ano, instala cerca de 420 sondas de monitorização do teor de humidade no solo (tecnologia desenvolvida pelos próprios técnicos da empresa) e realiza recolha de imagens aéreas multiespectrais (imagens NDVI – Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) em 5.000 hectares de terras cultivadas, além de 4.000 hectares de imagens por avião.

TerraPro_Precisamente_Samora_Correia (3)3

A Terra Pro explica que «a informação recolhida serve para identificar problemas de rega, fertilização e infestantes e está na base de recomendações de rega (quando regar, quanta água aplicar e a melhor forma de a distribuir)». «Em última análise, o agricultor pode ajustar a rega à variabilidade do solo dentro da parcela, caso o seu pivot esteja equipado com tecnologia VRI (taxa variável de rega).»

O dia de campo contou com o apoio das empresas Syngenta, Timac Agro, New Holland e Santander, que apresentaram outras ferramentas de agricultura de precisão, nomeadamente autoguiamento de tractores, tecnologia VRI (taxa variável de rega) e pulverização com bicos ajustados para aumentar a eficácia de produtos fitofarmacêuticos.

Este foi o primeiro evento de um ciclo de três, com o nome “Precisamente”, promovido pela Terra Pro – empresa criada em 2014, que trabalha em Portugal e em Espanha e que, recentemente, abriu uma filial no Chile. O segundo dia de campo teve lugar a 27 de Setembro, em Monforte, numa exploração de olival.

TerraPro_Precisamente_Samora_Correia (1)4

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...