Terra Pro realiza dia de campo sobre agricultura de precisão

A Terra Pro, empresa que presta «serviços de consultoria de precisão para agricultura», realizou um dia de campo, a 21 de Setembro, em Samora Correia, na exploração Monte de Santo Isidro, onde acompanha um pivot de milho. No evento, em que estiveram presentes cerca de 100 agricultores e técnicos, a Terra Pro procurou «desmistificar» a agricultura de precisão, através da qual pretende «ajudar os agricultores a serem mais eficientes na rega e fertilização das culturas».

TerraPro_Precisamente_Samora_Correia (2)2

Segundo comunicado da empresa, «as novas tecnologias – imagens aéreas multiespectrais das parcelas agrícolas, sondas de monitorização do teor de humidade no solo, mapas de condutividade eléctrica do solo e aplicação diferenciada de rega – estão hoje mais acessíveis, permitindo um significativo aumento na eficiência da gestão agrícola». No dia de campo, foram apresentados dados da actividade da Terra Pro, em diferentes culturas: por ano, instala cerca de 420 sondas de monitorização do teor de humidade no solo (tecnologia desenvolvida pelos próprios técnicos da empresa) e realiza recolha de imagens aéreas multiespectrais (imagens NDVI – Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) em 5.000 hectares de terras cultivadas, além de 4.000 hectares de imagens por avião.

TerraPro_Precisamente_Samora_Correia (3)3

A Terra Pro explica que «a informação recolhida serve para identificar problemas de rega, fertilização e infestantes e está na base de recomendações de rega (quando regar, quanta água aplicar e a melhor forma de a distribuir)». «Em última análise, o agricultor pode ajustar a rega à variabilidade do solo dentro da parcela, caso o seu pivot esteja equipado com tecnologia VRI (taxa variável de rega).»

O dia de campo contou com o apoio das empresas Syngenta, Timac Agro, New Holland e Santander, que apresentaram outras ferramentas de agricultura de precisão, nomeadamente autoguiamento de tractores, tecnologia VRI (taxa variável de rega) e pulverização com bicos ajustados para aumentar a eficácia de produtos fitofarmacêuticos.

Este foi o primeiro evento de um ciclo de três, com o nome “Precisamente”, promovido pela Terra Pro – empresa criada em 2014, que trabalha em Portugal e em Espanha e que, recentemente, abriu uma filial no Chile. O segundo dia de campo teve lugar a 27 de Setembro, em Monforte, numa exploração de olival.

TerraPro_Precisamente_Samora_Correia (1)4

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
1
Continente cria laboratório para desenvolver produtos das marcas próprias
Agrifish_30-5-2023
Comissão vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países atingidos por condições climatéricas adversas

Notícias relacionadas

1a
Processo desenvolvido no projecto de economia circular PlaCarvões recebe patente
No âmbito do projecto “Placarvões – Solução inovadora para o problema dos plásticos...
1
Continente cria laboratório para desenvolver produtos das marcas próprias
“Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente” é uma unidade do Continente...
Agrifish_30-5-2023
Comissão vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países atingidos por condições climatéricas adversas
Na sequência da reunião do Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da...
Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
“Água e agricultura: Bloco de Rega de Reguengos enquanto base da sustentabilidade...