A tecnologia Screen Wood, que possibilita a detecção precoce de fungos infecciosos nas plantas jovens das videiras, permitindo a sua eliminação antes da implantação de uma nova vinha, é um dos projectos vencedores da 9.ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES. Esta análise é realizada através de uma análise por raios X capazes de detectar as estrias características de infecção fúngica no interior das plantas. O projecto foi desenvolvido pela equipa de Ricardo Chagas, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa no decorrer do projecto QREN/Adl.
Esta edição do Concurso Nacional de Inovação BES atribuiu um valor total de 265.000 euros em prémios e teve como grande vencedor um projecto que pretende desenvolver uma forma de vacinação eficaz contra a malária. Foram ainda distinguidos três outros projectos: bioM – Wearable Gesture Recognition (no sector de Tecnologias de Informação e Serviços), Screen Wood (Recursos Naturais) e C2C – Supercondensadores (Processos Industriais).
Entre os parceiros desta iniciativa, destacam-se o INL – Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, a Fundação Ilídio Pinho, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a TSF, Associação Portuguesa de Business Angels, a Nokia Solutions and Networks, a COTEC, a Tecmaia e o Grupo Lena. A estrutura dos prémios envolve o seu valor pecuniário (no valor de 25.000 euros), o financiamento da patente (no montante de 10.000 euros) e o business plan (de 25.000 euros), num total de 60.000 euros. O vencedor do Concurso recebe um prémio complementar de 25.000 euros. As candidaturas são sujeitas a um processo de avaliação e selecção, com base em critérios como a excelência científica e o carácter inovador do projecto (35%), o impacto potencial dos resultados na competitividade empresarial (45%) e a credibilidade da empresa, instituição de I&D ou inventor responsável pelo projecto (20%). Em nove edições apresentaram-se a concurso 1.470 projectos e foram atribuídos 2,93 milhões de euros em prémios aos 46 projectos vencedores nos diversos sectores.