O Simpósio de Milho e Girassol realizou-se a 13 de Janeiro, em Almeirim. O evento, promovido pela Syngenta, reuniu 300 agricultores, técnicos de produção e distribuição e especialistas que apresentaram tecnologias que contribuem para melhorar a qualidade das plantas.
A tecnologia Artesian, lançada recentemente pela Syngenta, «visa garantir maior potencial produtivo da cultura do milho, mesmo em anos agrícolas mais desfavoráveis», diz a empresa em comunicado. «As sementes que incorporam esta tecnologia têm a capacidade de melhor aproveitar e converter a água disponível em maior percentagem de grão, maximizando a eficiência hídrica.»
A SY Brabus, de ciclo FAO 600, é a mais recente variedade a integrar esta tecnologia. Além disso, «tolera muito bem» a cefalosporiose e as infecções do solo por fungos.
No que diz respeito à protecção das plantas, a Sygenta dispõe de soluções inovadoras como o herbicida Lumax, para aplicação em pré-emergência, e o herbicida Elumis, para aplicação em pós-emergência precoce.
Para o girassol, uma cultura cuja produção mais do que duplicou entre 2012 e 2016, a Syngenta lançou recentemente a tecnologia Unistand na Pensínsula Ibérica. Esta novidade consiste em «pildorar as sementes de girassol, de forma a uniformizar o seu formato e calibre, garantindo uma sementeira mais precisa e rápida, emergência mais homogénea da cultura e, consequentemente, mais quilogramas por hectare».