Syngenta apresentou soluções para protecção da batata

A Syngenta promoveu na Lourinhã, nas instalações da Louricoop – Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho de Lourinhã (cujos associados cultivam cerca de 2.000 hectares de batata na região Oeste), a 21 de Fevereiro, uma sessão formativa sobre estratégias de protecção da cultura da batata. No evento, onde estiveram presentes cerca de 115 agricultores e técnicos, a Syngenta apresentou as suas soluções para esta cultura, com destaque para os produtos Carial Flex, Score 250 EC e Arcade.

Carial Flex é o novo fungicida anti-míldio da empresa, que, segundo a Syngenta, contém na sua formulação «uma combinação versátil de duas substâncias activas: a mandipropamida (25%) e o cimoxanil (16%)», tornando este um produto «extremamente robusto no combate ao míldio». A Syngenta explica que «a mandipropamida tem máxima acção em aplicações preventivas, inibindo rapidamente o crescimento do fungo». Por sua vez, o cimoxanil «tem um modo de acção multimetabólico», «com acção preventiva, curativa e anti-esporulante», actuando «sobre todos os estados de desenvolvimento do fungo» e comportando-se «de modo sinérgico quando misturado com outros fungicidas», além de estimular as defesas da planta, «proporcionando um determinado nível de tolerância ao fungo».

A empresa salienta que, com o Carial Flex, a ocorrência do fenómeno da lavagem – em que, com uma chuva após a aplicação do fungicida, há o risco de a substância activa perder eficácia – é «minimizada, graças à actividade sinérgica das duas substâncias activas» contidas na formulação deste fungicida. Neste âmbito, António Gomes, presidente da Louricoop, indicou que «alguns dos agricultores associados da Louricoop experimentaram o Carial Flex em ensaios de batata nos últimos três anos, comprovando que o produto tem resistência à lavagem, porque adere muito bem e de forma rápida à camada cerosa das folhas».

António Gomes referiu o Carial Flex como «uma nova ferramenta importante para manter a sanidade da cultura». Este fungicida está disponível em duas embalagens: 5 kg (para o mercado mais profissional da batata) e 60 g (para a lavoura tradicional).

bty

Para o controlo da alternariose – doença que afecta tubérculos, caules e folhas da batateira, e que tem vindo a manifestar-se de forma mais severa nos últimos anos na região Oeste –, a empresa aconselha o fungicida sistémico Score 250 EC, à base de difenoconazol.

Na vertente do controlo das infestantes, a Syngenta recomenda o Arcade, «um herbicida selectivo, à base de metribuzina e prosulfocarbe, para aplicação em pré-emergência, controlando as principais infestantes anuais dicotiledóneas e algumas gramíneas». A empresa salienta que o Arcade tem acção sobre erva-feijoeira (Fallopia convolvulus), uma das infestantes que surge frequentemente na cultura da batateira.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
1a
Ministério da Agricultura tem três secretários de Estado: Agricultura, Pescas e Florestas

Notícias relacionadas

FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...
1a
Ministério da Agricultura tem três secretários de Estado: Agricultura, Pescas e Florestas
O Ministério da Agricultura e Pescas do XXIV Governo Constitucional conta com...
kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...