Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola

A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola”, criado pela ViniPortugal e pelo Instituto da Vinha e do Vinho, que foi apresentado em Novembro de 2022 e cujos primeiros certificados foram atribuídos em 2023. Segundo a Sogrape, a obtenção desta certificação constitui «um marco significativo» e «este reconhecimento notável destaca o empenho contínuo da empresa em promover práticas responsáveis, representando uma etapa importante no âmbito do seu Programa Global de Sustentabilidade, “Seed the Future”».

A Sogrape refere que o “Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola” «aborda todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 indicadores distintos em termos ambientais, sociais e económicos», e que «pretende ser um compromisso dos produtores nacionais face à produção sustentável e uma garantia da credibilidade e confiabilidade dos vinhos portugueses nos mercados internacionais». «Caracterizada pela sua abrangência nacional, inclusividade, simplicidade e credibilidade, a certificação de sustentabilidade do sector vitivinícola é um processo transparente e independente, que se baseia em auditorias realizadas por organismos de certificação acreditados. Nas auditorias é avaliada a gestão sustentável da organização, a quem é concedido o direito de utilizar um selo, demonstrando assim o compromisso dos produtores nacionais em relação à produção sustentável de vinhos de qualidade», assinala a empresa.

A Sogrape explica que a «rigorosa auditoria» realizada pela Certis envolveu «todas as áreas e mais de 30 instalações» da empresa. Como factores que contribuíram para o resultado obtido, destaca «as iniciativas de produção de energia fotovoltaica, gestão eficiente de recursos hídricos e conservação da biodiversidade», bem como «a promoção de um consumo moderado e responsável de vinho», «o apoio às comunidades locais», «os investimentos da Sogrape em investigação e desenvolvimento e a colaboração continuada com instituições científicas de relevo». «A sustentabilidade faz parte do nosso ADN e da nossa história e desde sempre que estamos empenhados em conduzir a nossa actividade de forma responsável, pensando no futuro e gerindo o nosso negócio com uma visão de longo prazo», afirma Mafalda Guedes, da quarta geração da família fundadora e directora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Sogrape.

«Esta distinção é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido na área da sustentabilidade e no âmbito do programa Seed the Future, e dá-nos ainda mais motivação para continuarmos empenhados em sustentar o nosso planeta para as gerações vindouras e em garantir que o vinho e a sua cultura possam ser preservados para aqueles que nos sucedem», realça ainda Mafalda Guedes. Fundada em 1942, a Sogrape marca presença em mais de 120 mercados e detém mais de 1.600 hectares de vinha, distribuídos por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo

Notícias relacionadas

3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...