Smurfit Kappa supera expectativas de sustentabilidade

O Relatório Anual de Sustentabilidade de 2017 da Smurfit Kappa anuncia resultados que superam as suas expectativas a nível ambiental. Este documento mede o progresso da empresa – que opera no sector da embalagem de papel e cartão canelado – em cinco áreas prioritárias: floresta, alterações climáticas, água, resíduos, pessoas.

Segundo o relatório, as emissões totais de CO2 fóssil no sistema de fábrica da Smurfit Kappa desceram 26,1% no ano passado. Isto representa uma antecipação de três anos face ao previsto, já que o «ambicioso» plano ambiental da empresa apontava para se obter uma redução de 25% nessas emissões até 2020.

No comunicado, indica-se que «embora a embalagem à base de papel da Smurfit Kappa seja renovável e reciclável, o seu processo de produção consome muita energia, pelo que alcançar o referido objectivo reforça ainda mais o compromisso contínuo da empresa para reduzir a sua pegada de carbono, ao centrar-se na eficiência energética e no uso de fontes de energia renováveis, como a biomassa, sempre que possível». Nas palavras de Steven Stoffer, vice-presidente de desenvolvimento do grupo, «para a Smurfit Kappa, a sustentabilidade não trata apenas de mitigar as alterações climáticas e reduzir a ineficiência», sendo que «para que a embalagem seja verdadeiramente sustentável, deve ser produzida e desenhada de forma sustentável e ser biodegradável num período relativamente curto depois de múltiplas utilizações». Neste contexto, «acreditamos que o papel é o futuro da embalagem», defende Steven Stoffer.

O documento anuncia também «a consecução de outros objectivos chave», como «a redução na demanda química de oxigénio na água, uma meta que também foi alcançada três anos antes, ou a redução interanual de 9% na taxa de frequência de acidentes de tempo perdido durante o período 2013-2017, dentro da área de saúde e segurança, o que supera a diminuição prevista de 5% interanual para o mesmo período». Em comunicado, a Smurfit Kappa destaca que «continua a oferecer entregas certificadas para a Cadeia de Custódia aos seus clientes da Europa e América, próximas do objectivo de 90%», que «foi destacada no top das classificações de sustentabilidade EcoVadis e incluída nos sistemas de classificação de investidores FTSE4Good, Euronext Vigeo Europe 120, Ethibel e STOXX Global ESG Leaders» e que tem um compromisso com as comunidades onde opera – «onde investiu cinco milhões de euros em projectos sociais e científicos».

A propósito deste relatório, o CEO do grupo, Tony Smurfit, afirmou estar «convencido» de que «continuará no futuro» o «desempenho sólido em métricas de sustentabilidade» da empresa e que «nos próximos cinco anos, planeamos atribuir capital significativo a projectos que contribuirão mais para a redução da nossa pegada ambiental e continuaremos a investir recursos no desenvolvimento, segurança e bem-estar das nossas gentes». «Este relatório também é uma evidência de que lideramos a indústria com transparência e demonstra como a Smurfit Kappa está a progredir no apoio aos Objectivos de Desenvolvimento da Sustentabilidade 2030 da Organização das Nações Unidas.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

1a
Ministério da Agricultura tem três secretários de Estado: Agricultura, Pescas e Florestas
kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura

Notícias relacionadas

1a
Ministério da Agricultura tem três secretários de Estado: Agricultura, Pescas e Florestas
O Ministério da Agricultura e Pescas do XXIV Governo Constitucional conta com...
kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
A CropLife Portugal – Associação da Indústria da Ciência para a Protecção das...
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...