Smart Farm promove boas práticas agrícolas

A Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas (Anipla) apresentou a 18 de Novembro a Smart Farm, uma quinta inteligente localizada na Companhia das Lezírias, com sede em Samora Correia, que assenta em quatro áreas: água, alimentação, saúde e biodiversidade. Este será um espaço para promoção e divulgação das técnicas, tecnologias, equipamentos e melhores práticas agrícolas.

Este projecto «vem trazer aos profissionais um espaço que reúne todas as ferramentas e técnicas da agricultura moderna, assente na sustentabilidade, produtividade e competitividade, através da apresentação de soluções que promovem a eficiência na utilização dos recursos», afirmou António Lopes Dias, director Executivo da Anipla.

A Smart Farm «cria espaço para demonstração e experimentação destas novas práticas, fundamentalmente a quem quer tirar o melhor partido da agricultura do século XXI», concluiu o mesmo responsável.

smarffarm_2

António Saraiva, do conselho de Administração da Companhia da Lezírias, comentou que há uma «conjugação de interesses. A Anipla queria demonstrar as suas boas práticas e a Companhia tinha a noção de que, dentro daquilo que já faz, há margem para melhoria, logo só podíamos dizer sim a esta iniciativa».

«A Companhia, como é muito visitada, tem a obrigação de praticar as melhores práticas e é uma referência na região. Depois, trabalhamos com muitos prestadores de serviços nesta área da aplicação dos produtos. Eles, ao virem aqui, são também disseminadores destas boas práticas noutros locais», acrescentou António Saraiva.

No dia de inauguração, os convidados foram conduzidos até ao espaço de armazenagem de produtos fitofarmacêuticos, que cumpre a lei 26/2013, e onde há espaços devidamente identificados – fertilizantes, insecticidas e embalagens vazias.

Foi mostrado também o espaço de preparação das caldas e lavagem do equipamento. Este local deve ser prático, funcional e seguro. O espaço pode, ou não, ser coberto, não deve ter paredes laterais e o chão de ser impermeável. Para a lavagem, que deve ser diária, deverá haver espaço para a instalação de uma bacia de retenção amovível, ou não, concebida de forma a não ser susceptível a inundações e a facilitar a recolha de efluentes.

smartfarm_3

Foi ainda mencionada a importância de ter um sistema de tratamento de efluentes, que garanta o tratamento das águas resultantes da lavagem do equipamento de aplicação e eventuais restos de calda existentes no pulverizador.

No dia de inauguração da Smart Farm foi ainda demonstrada a relevância dos bicos anti-deriva em pulverizadores de barra e de turbina. O líquido é libertado em gotas mais grosseiras num bico anti-deriva, o que traz a conveniência de não ser arrastado pelo vento e pulverizar além daquilo que se pretende, diminuindo o risco de contaminação.

A Smart Farm está aberta a todos – agricultores e consumidores – que queiram conhecer boas práticas agrícolas e irá ainda testar outras práticas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA

Notícias relacionadas

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...
posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...