Smart Farm promove boas práticas agrícolas

A Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas (Anipla) apresentou a 18 de Novembro a Smart Farm, uma quinta inteligente localizada na Companhia das Lezírias, com sede em Samora Correia, que assenta em quatro áreas: água, alimentação, saúde e biodiversidade. Este será um espaço para promoção e divulgação das técnicas, tecnologias, equipamentos e melhores práticas agrícolas.

Este projecto «vem trazer aos profissionais um espaço que reúne todas as ferramentas e técnicas da agricultura moderna, assente na sustentabilidade, produtividade e competitividade, através da apresentação de soluções que promovem a eficiência na utilização dos recursos», afirmou António Lopes Dias, director Executivo da Anipla.

A Smart Farm «cria espaço para demonstração e experimentação destas novas práticas, fundamentalmente a quem quer tirar o melhor partido da agricultura do século XXI», concluiu o mesmo responsável.

smarffarm_2

António Saraiva, do conselho de Administração da Companhia da Lezírias, comentou que há uma «conjugação de interesses. A Anipla queria demonstrar as suas boas práticas e a Companhia tinha a noção de que, dentro daquilo que já faz, há margem para melhoria, logo só podíamos dizer sim a esta iniciativa».

«A Companhia, como é muito visitada, tem a obrigação de praticar as melhores práticas e é uma referência na região. Depois, trabalhamos com muitos prestadores de serviços nesta área da aplicação dos produtos. Eles, ao virem aqui, são também disseminadores destas boas práticas noutros locais», acrescentou António Saraiva.

No dia de inauguração, os convidados foram conduzidos até ao espaço de armazenagem de produtos fitofarmacêuticos, que cumpre a lei 26/2013, e onde há espaços devidamente identificados – fertilizantes, insecticidas e embalagens vazias.

Foi mostrado também o espaço de preparação das caldas e lavagem do equipamento. Este local deve ser prático, funcional e seguro. O espaço pode, ou não, ser coberto, não deve ter paredes laterais e o chão de ser impermeável. Para a lavagem, que deve ser diária, deverá haver espaço para a instalação de uma bacia de retenção amovível, ou não, concebida de forma a não ser susceptível a inundações e a facilitar a recolha de efluentes.

smartfarm_3

Foi ainda mencionada a importância de ter um sistema de tratamento de efluentes, que garanta o tratamento das águas resultantes da lavagem do equipamento de aplicação e eventuais restos de calda existentes no pulverizador.

No dia de inauguração da Smart Farm foi ainda demonstrada a relevância dos bicos anti-deriva em pulverizadores de barra e de turbina. O líquido é libertado em gotas mais grosseiras num bico anti-deriva, o que traz a conveniência de não ser arrastado pelo vento e pulverizar além daquilo que se pretende, diminuindo o risco de contaminação.

A Smart Farm está aberta a todos – agricultores e consumidores – que queiram conhecer boas práticas agrícolas e irá ainda testar outras práticas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...