Simpósio reúne especialistas de olivicultura em Santarém

A oitava edição do Simpósio Nacional de Olivicultura irá decorrer no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 7 a 9 de Junho, associando-se às actividades do World Olive Oil Summit, durante a Feira Nacional de Agricultura de 2018.

Organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESA/IPS), com o apoio do Centro Nacional de Exposições (CNEMA), o VIII Simpósio Nacional de Olivicultura pretende promover a discussão e a cooperação entre investigadores, técnicos, agricultores, estudantes, exportadores, políticos e outros agentes do sector para uma troca de experiências que contribua para o aumento da rentabilidade e sustentabilidade da indústria olivícola.

Os investigadores e técnicos são convidados a apresentar, até 15 de Abril de 2018, os resumos dos trabalhos técnico-científicos que pretendam submeter ao avento, nas seguintes áreas temáticas: Recursos genéticos e melhoramento; Ecofisiologia e nutrição; Sistemas e técnicas culturais; Proteção fitossanitária; Tecnologia e qualidade dos produtos do olival; Subprodutos; Economia e Inovação no sector olivícola. Cada sessão do Simpósio é iniciada por uma conferência plenária proferida por um investigador convidado, seguida de sessões de comunicações orais e em painel.

logo_simposio nacional olivicultura

O VIII Simpósio Nacional de Olivicultura decorre numa conjunctura de mercado positiva, com a produção mundial de azeite a crescer, embora abaixo do consumo, o que tem originado a subida dos preços. A produção mundial da campanha 2017/2018 é estimada em 2.894.000 toneladas, mais 12% em relação à campanha anterior, segundo os últimos dados do Conselho Oleícola Internacional (COI). Já o consumo mundial de azeite é estimado em 2.954.000 toneladas no mesmo período.

Em Portugal, a produção de azeitona para azeite na campanha 2017/2018 é estimada em 595 mil toneladas (+25% face à campanha anterior), segundo as previsões do Instituto Nacional de Estatística. O olival ocupava, em 2016, uma área global de 347.093 hectares, dos quais 52% no Alentejo e 45% nas regiões Centro e Norte do País. O valor global das exportações nacionais de azeite atingiu os 434 milhões de euros em 2016, revelador de um desempenho notável do sector.

«No actual quadro, revelador do dinamismo da fileira, é expectável que ao Simpósio sejam presentes comunicações de diversos agentes, contribuindo, nomeadamente, para a divulgação do como melhor produzir através da utilização de boas práticas, quer no olival, quer no lagar, cuja optimização contribuirá para a obtenção de produtos de elevada qualidade, a menores custos, respeitando, simultaneamente, o ambiente. De igual modo, a colocação no mercado dos produtos do olival é um tema aliciante que se espera venha a ser devidamente tratado neste Simpósio, para o qual se convidam todos os interessados», afirmam Pedro Jordão, investigador do INIAV, e Nuno Rodrigues, membro da direção da APH, que presidem à Comissão Organizadora do evento.

Mais informações podem ser consultadas aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
posts flf (87)
Frutos Secos
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA

Notícias relacionadas

Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...
posts flf (87)
Frutos Secos
Consulte aqui todos os artigos do Grande Plano de Dezembro dedicado aos Frutos...
CNCACSA1
Disponibilizadas gravações da conferência sobre alterações climáticas organizada pelo CNCACSA
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
AgroBiotech1
CAP e P-Bio divulgam relatório do estudo de aplicação de biotecnologia
No âmbito do colóquio «AgroBioTech: Uma estratégia para a agrobiotecnologia...