Simpósio Nacional de Frutos Secos foca-se na amêndoa, noz e pistáchio

Os porta-enxertos e variedades; a instalação e manutenção dos pomares; a protecção fitossanitária; a comercialização, a transformação e o mercado; a relação entre a qualidade dos frutos secos e a saúde; e a situação actual dos frutos secos e novos desafios das culturas, são os temas que estarão em debate durante o Simpósio Nacional de Frutos Secos. O evento terá lugar no Centro Cultural de Ferreira do Alentejo, a 30 de Junho.

A organização do simpósio sublinha que a situação destas culturas, há alguns anos em «declínio», está a «mudar radicalmente». Esta alteração deve-se ao «financiamento assegurado pelos fundos comunitários para novas plantações e às ajudas existentes para os frutos de casca rija». Além disso, o «enorme potencial do regadio de Alqueva e a possibilidade de aproveitamento de vastas áreas no Interior, Centro e Norte do País, gerou uma nova dinâmica».

O objectivo do evento é «fazer o ponto da situação actual e proceder a um amplo debate e divulgação do conhecimento existente na fileira». Além do debate, será organizada uma visita técnica aos pomares da região de Alqueva.

O evento, cuja organização está a cargo da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal e do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos, dirige-se a empresário agrícolas, técnicos, investigadores e estudantes.

O programa do simpósio pode ser consultado aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...