No ano lectivo 2016/2017, «53.399 alunos, de 2.665 turmas, de 900 jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo de todos os distritos do País» serão abrangidos com o programa Heróis da Fruta – Lanche escolar saudável. A iniciativa é da responsabilidade da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (Apcoi).
Esta edição está subordinada ao tema “Festas saudáveis” e tem como objectivo «sensibilizar os alunos e também os encarregados de educação para a necessidade de evitar o consumo excessivo de doces, refrigerantes e outras guloseimas nos dias de festa, trocando alguns desses alimentos por alternativas mais saudáveis que incluam frutas e legumes», diz a Apcoi em comunicado.
Como no passado, os professores são incentivados a explorar o tema através de fichas de trabalho e actividades pedagógicas.
O presidente da Apcoi afirmou que «estes alunos vêm juntar-se aos mais de 236.000 que já participaram neste projecto nos anos lectivos anteriores. De ano para ano, vamos formando um verdadeiro batalhão de heróis com o super-poder de escolher os alimentos mais saudáveis».
A iniciativa conta com o apoio de 80 autarquias parceiras e de empresas como a Vitacress e a Fruut.