Seminário online a 22 de Abril sobre tecnologias de precisão na vitivinicultura

“Tecnologias de precisão no sector da vitivinicultura” é o tema de um seminário online que decorre no dia 22 de Abril, em duas sessões: uma a partir das 9h30 e outra a partir das 14h30. Esta iniciativa é organizada pelos parceiros do projecto Desagro 4.0, o qual constitui «uma rede de cooperação que pretende identificar e promover a incorporação de novas tecnologias baseadas na IoT (Internet of Things) nos sectores agroalimentar e agroindustrial das regiões da Cova da Beira e Douro Verde» e visa «dotar as explorações agrícolas destes territórios com competências e conhecimento que as ajudem a implementar modelos de negócio inteligentes na sua actividade».

Composta por dois painéis, a primeira sessão do seminário terá como foco a divulgação de soluções tecnológicas para o sector vinícola. No primeiro painel, vão ser apresentados alguns produtos e serviços baseados em tecnologias para a vitivinicultura disponíveis no mercado, enquanto que no segundo painel serão apresentados os resultados da investigação no sector vitivinícola, realizada no âmbito do projecto Desagro 4.0 e divulgada sob a forma de “Dossiers de inovação dos modelos técnico-económicos da fileira do vinho”.

desagro_pic5

“Utilização de tecnologias IoT no sector da vinha e do vinho” será o tema da palestra técnica a realizar na segunda sessão do seminário. A organização explica que nesta sessão «serão discutidas as perspectivas e desafios da exploração vitivinícola e serão apresentadas tecnologias aplicadas ao sector, seguido de casos práticos da sua utilização».

Os interessados em participar no seminário virtual “Tecnologias de precisão no sector da vitivinicultura”, cujo programa pode ser consultado aqui, devem fazer a sua inscrição – que é gratuita, mas obrigatória – no site do projecto Desagro 4.0 ou directamente aqui. Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projecto Desagro 4.0 resulta de uma parceria entre a Rude – Associação de Desenvolvimento Rural, a Dolmen – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

desagro_pic7

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...