No dia 22 de Novembro, a partir das 14h30, o Auditório H1 da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC) acolhe o seminário “Tecnologia e informação na agricultura – Smart Farm Virtual”, realizado pela Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas (Anipla) em colaboração com a ESAC – IPC. Este será o quarto seminário levado a cabo no âmbito do roadshow nacional da plataforma Smart Farm Virtual, organizado ao abrigo do projecto Smart Farm Hub, «uma plataforma de diálogo e partilha criada pela Anipla, que visa garantir a cooperação entre entidades que intervêm na protecção das plantas e que promovem uma agricultura praticada por smart farmers», refere a Anipla.
O evento tem decorrido em diferentes pontos do país – Santarém, Évora e Faro – e pretende «sensibilizar profissionais e público em geral para aquelas que são as melhores práticas para o sector agrícola e que mais contribuem para a sustentabilidade do planeta», bem como «dar a conhecer o projecto Smart Farm Virtual» e «sensibilizar o público para a importância de reconhecer a necessidade crescente de capacitar o sector para o uso de tecnologias e soluções cada vez mais seguras, em prol de uma alimentação sustentável, em quantidade suficiente para todos». Este seminário vai contar com a colaboração do Centro de Informação e Biotecnologia (CiB) e do Smart Farm Colab, alguns dos parceiros da Anipla neste projecto.
Segundo a Anipla, no evento vão ser abordados temas como «a importância da biotecnologia para a adaptação das plantas aos desafios inerentes às alterações climáticas; a necessidade de tornar acessível a agricultura digital e de precisão; a forma como a agricultura de conservação protege o solo e promove a biodiversidade; e ainda a importância da investigação e desenvolvimento de biopesticidas para o estabelecimento de sistemas de produção mais sustentáveis». Os interessados podem consultar o programa ou inscrever-se aqui.