Seminário a 16 de Maio debate os desafios da alfarrobeira em contexto de alterações climáticas

O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel acolhe, no dia 16 de Maio, a partir das 15h00, o seminário “A alfarrobeira perante os desafios climáticos do futuro”. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas) organiza este evento no contexto dos projectos “Agro + Eficiente”, aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência/Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agro – Indústria (Projetos I&D+I – Adaptação às Alterações climáticas) e que pretendem implementar estratégias de adaptação para mitigar o impacto das alterações climáticas na agricultura da região do Algarve.

A CCDR afirma que «as alterações climáticas têm sido um dos maiores desafios da agricultura, nomeadamente no Algarve, com acentuado aumento da temperatura, menor precipitação e aumento dos fenómenos climáticos extremos», e que «a alfarrobeira, devido às suas características de resiliência a solos pobres e climas secos, tem sido uma das respostas a esta demanda climática na região». A entidade sublinha que o seminário se enquadra nas temáticas de «valorização de recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão de água de rega em contexto de alterações climáticas» e que o evento terá painéis sobre desafios da produção de alfarroba, boas práticas a adoptar, conservação do solo e da água, principais inimigos da cultura da alfarrobeira e contributo do sector para a sustentabilidade do território.

Neste evento, também terá lugar a apresentação do livro “Pomar de sequeiro”, recentemente editado pela CCDR Algarve I.P., obra que visa «sensibilizar para o valor patrimonial e socioecónomico do Pomar de Sequeiro, o Algarve das nossas memórias e que se pretende agora que continue a ser uma paisagem real, sustentável, mas também inovadora», refere a entidade. Pode consultar aqui o programa do seminário “A alfarrobeira perante os desafios climáticos do futuro”.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

3b
III Colóquio sobre o Uso Sustentável de Pesticidas a 24 de Maio em Santarém
Alfarroba
Seminário a 16 de Maio debate os desafios da alfarrobeira em contexto de alterações climáticas
1
Associados da AlgarOrange venderam mais 4,5% de citrinos no primeiro semestre da campanha

Notícias relacionadas

3b
III Colóquio sobre o Uso Sustentável de Pesticidas a 24 de Maio em Santarém
O III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas realiza-se no dia 24 de...
1
Associados da AlgarOrange venderam mais 4,5% de citrinos no primeiro semestre da campanha
Entre Setembro de 2023 e Fevereiro de 2024, no primeiro semestre da campanha...
1a
Valpaços acolhe VII Congresso Nacional do Azeite a 17 de Maio
O Pavilhão Multiusos de Valpaços, na região de Trás-os-Montes, vai ser o palco,...
1
CAP promove a 14 de Maio debate com candidatos às eleições europeias
No dia 14 de maio às 15h00, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP)...