Segundo ano da parceria da CHEP com os bancos alimentares da Europa

A CHEP e a Federação Europeia dos Bancos Alimentares (FEBA) fazem um balanço positivo dos dois primeiros anos da parceria estabelecida entre as duas entidades. A parceria teve início em 2016 e visa «ajudar a combater a fome e a reduzir a pobreza, a subnutrição e o desperdício de alimentos na Europa».

No âmbito desta parceria, a CHEP fornece conhecimento sobre cadeias de abastecimento, contribuições em géneros, voluntários e donativos para ajudar a financiar as operações da FEBA. Em 2017, segundo um comunicado da empresa de soluções de cadeias de abastecimento, parte do grupo Brambles, «os bancos alimentares europeus receberam mais de 94.000 paletes azuis com donativos alimentares». Acresce a isto que, durante os dois últimos anos, «centenas de colaboradores da CHEP participaram com milhares de horas de voluntariado».

Em 2017, na Irlanda, a mediação que a CHEP levou a cabo entre os seus clientes e a FEBA para aumentar os donativos de alimentos ao banco alimentar da Irlanda – a Crosscare – resultou em que «nove fabricantes e um retalhista passaram a fazer donativos para bancos alimentares». No mesmo ano, em Itália, foram aplicados ao Banco Alimentare a gestão do transporte e os conhecimentos sobre cadeias de abastecimento da CHEP, no sentido de optimizar e reduzir os respectivos custos de transporte, o que já permitiu a esta entidade poupar «mais de 26.000 euros em transporte». No Reino Unido, a integração do programa da Brambles para a saúde e segurança, “Zero Harm”, na FareShare – uma organização deste país que recolhe alimentos em bom estado para instituições de beneficência –, com a realização de auditorias e avaliações externas, «ajudou a FareShare a proporcionar um ambiente seguro aos seus voluntários e colaboradores».

Patrick Alix, secretário-geral da FEBA, declara que, «ao apoiar a FEBA, a CHEP desempenha um papel importante no combate à fome através da redução do desperdício de alimentos na Europa» e que «estamos muito gratos à CHEP pela sua confiança na nossa rede e pelo profissionalismo e entusiasmo dos seus colaboradores, como demonstrado com o rápido lançamento e implementação destes projetos». «A FEBA tem conseguido ultrapassar obstáculos relativos a donativos alimentares ao nível da União Europeia (UE), ao participar na redacção e adopção de orientações para donativos de alimentos na UE em parceria com a FoodDrinkEurope, a EuroCommerce e a Hotrec. Estas orientações visam mais segurança e maior redistribuição dos excedentes alimentares a grupos vulneráveis, de modo a que estes usufruam do seu direito a uma alimentação nutritiva.»

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor

Notícias relacionadas

Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
“Água e agricultura: Bloco de Rega de Reguengos enquanto base da sustentabilidade...
Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Dia 15 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, realiza-se...
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor
A Anseme – Associação Nacional de Produtores e Comerciantes de Sementes, o CIB...
Olival
Olivum destaca a possibilidade de reconversão cultural nas áreas com fornecimento de água a título precário
A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal –, faz uma avaliação...