Em visita à Sapec Agro ontem, 23 de Abril, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, afirmou-se «impressionado com a estratégia de internacionalização do Grupo Sapec, bem como com «os investimentos realizados em I&D», o que torna a empresa «exemplo de um empreendedorismo notável».
Recebidos pelo Chairman do Grupo Sapec, Eduardo Catroga, pelo CEO Eric van Ennis, e pelo seu Administrador Executivo, João Estrela, Nuno Vieira e Brito e Maria Teresa Villa de Brito, Directora Geral de Alimentação e Veterinária, visitaram a Sapec Agro com a finalidade de conhecerem a mais recente unidade industrial da companhia, a Torre de secagem WG, essencialmente destinada à exportação.
A capacidade da nova Torre aumenta 10 vezes a capacidade instalada actual, podendo produzir 1500 toneladas/ano. O produto desta nova unidade destina-se, em cerca de 80%, à exportação, especialmente para os mercados francês e italiano e, no futuro, para o Brasil. Trata-se de fungicidas e insecticidas sob a forma de grânulos dispersíveis, uma formulação moderna com ganhos expressivos para as culturas e os agricultores, ao nível do manuseamento e da proteção do aplicador.
A Torre de secagem WG, orçada em cerca de 300 mil euros, integra-se num projeto de I&D com um investimento superior a 2,8 milhões de euros, que recebeu um apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), pelo elevado impacto esperado na competitividade da empresa. O Grupo Sapec é líder na proteção de culturas em Portugal e a primeira companhia de genéricos do ranking ibérico. Na Península Ibérica, detém hoje uma quota de mercado de mais de 10%, sendo a terceira em vendas directas nesta área geográfica.