Santa Vitória investiu 3,5 milhões de euros em lagar de azeite

A empresa Santa Vitória, pertencente ao grupo Vila Galé, inaugurou recentemente um lagar de azeite no Alentejo, perto de Beja, num evento que contou com a presença de Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, e Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação . Esta nova infraestrutura resulta de um investimento de 3,5 milhões de euros e localiza-se na propriedade de 1.620 hectares onde já existia a adega dos vinhos Santa Vitória e o hotel rural Vila Galé Clube de Campo.

Inauguração lagar Santa Vitoria_19 outubro 2019 (5)1

No novo lagar, assinala a empresa em comunicado, a linha de limpeza e lavagem de azeitona pode processar 50 toneladas por hora, o equipamento da sala de extracção pode moer até 10 toneladas de azeitona por hora, os 35 depósitos circulares têm capacidade entre os 5.000 e os 30.000 litros e a linha de engarrafamento, capsulagem e rotulagem permite uma cadência de 1.200 garrafas por hora. A esta vertente, a Santa Vitória junta «as boas práticas ambientais e a sustentabilidade», de que são exemplo a utilização do caroço de azeitona resultante da produção como combustível para a caldeira de aquecimento de água e o encaminhamento das águas residuais para fossas de decantação, com aproveitamento posterior para uso agrícola.

Lagar Santa Vitória (5)3

Empresa de vinhos e azeites regionais alentejanos, a Santa Vitória detém um olival com cerca de 200 hectares, composto pelas variedades Galega, Cobrançosa, Cordovil, Picual, Arbequina, Koroneiki e Arbosana. O azeite aqui produzido é comercializado sob a marca Santa Vitória, em grandes superfícies, nas lojas especializadas e nos hotéis Vila Galé.

Lagar Santa Vitória (6)4

Segundo a empresa, o novo lagar está aberto ao público e proporciona visitas guiadas e provas de azeite, mediante marcação prévia. Também dispõe de uma sala de provas e uma área preparada para showcooking «aptas a receber grupos, eventos de empresas e demonstrações gastronómicas». O investimento agora inaugurado visa reforçar a «posição» da empresa na agricultura – sector onde opera desde 2002 –, mas também no agroturismo e no enoturismo.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
Alfarroba
Conferência em Lagos a 10 de Abril sobre frutos secos e protecção do património rural
2b
Tecnologia AntiOX integra marca de produtos biotecnológicos Neoforce da Fertiberia Tech

Notícias relacionadas

vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...
Alfarroba
Conferência em Lagos a 10 de Abril sobre frutos secos e protecção do património rural
No dia 10 de Abril, a partir das 14h30, o Auditório do edifício Paços do Concelho...
2b
Tecnologia AntiOX integra marca de produtos biotecnológicos Neoforce da Fertiberia Tech
A Fertiberia Tech anunciou a integração da tecnologia AntiOX na sua marca de...
7
“Amendoal em Flor”: projecto turístico entre a Portugal Nuts e a Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo 
A Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, em parceria...