Reino Unido define novo regime de controlos fronteiriços para importações

O documento Border Target Operating Model (BTOM), que estabelece o novo regime global de controlos fronteiriços no Reino Unido para a importação de bens, foi publicado em 29 de Agosto. A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) explica que a implementação do regime definido pelo Reino Unido será faseada, contando com três momentos principais: 31 de Janeiro de 2024, 30 de Abril de 2024 e 31 de Outubro de 2024.

A 31 de Janeiro de 2024 tem lugar a «introdução da certificação sanitária nas importações de produtos animais, plantas, produtos vegetais e géneros alimentícios e alimentos para animais de alto risco de origem não animal provenientes da União Europeia (UE)» e «a remoção dos requisitos de pré-notificação para plantas e produtos vegetais de baixo risco da UE». A 30 de Abril de 2024 ocorre a «introdução de controlos físicos e documentais de identidade baseados no risco de produtos animais, plantas, produtos vegetais e géneros alimentícios e alimentos para animais de alto risco de origem não animal provenientes da UE» e a partir dessa data «as inspecções existentes de plantas/produtos vegetais de alto risco provenientes da UE passarão do destino para os postos de controlo fronteiriço», indica a DGAV.

A 31 de Outubro de 2024 é implementada a «apresentação obrigatória de declarações S&S (Safety and Security declarations) para importações para o Reino Unido provenientes da UE» e, «paralelamente, entrará em vigor o sistema UK Single Trade Window, que irá permitir reduzir a carga burocrática nas importações e, sempre que possível, evitar a duplicação em diferentes conjuntos de dados pré-entrada – como declarações alfandegárias pré-submetidas». Segundo a DGAV, esta «nova abordagem» agora implementada pelo governo britânico «introduz controlos críticos de biossegurança para mercadorias provenientes da União Europeia , recorrendo à utilização de um modelo global baseado no risco, dados e tecnologia, com o objectivo de reduzir fricções e custos para empresas e consumidores, bem como, simplificar e tornar mais seguro o transporte de mercadorias através da fronteira do Reino Unido».

A DGAV refere ainda que a «Defra Stakeholder Engagement and Readiness Team está a realizar uma série de webinars dirigidos a empresas europeias, de preparação para a introdução do BTOM», gratuitos, sendo que já estão previstos vários para o mês de Setembro – pode obter mais informação aqui. Os interessados em obter mais informação relativa ao Border Target Operating Model podem consultar aqui o documento detalhado.

Recorde-se que o Reino Unido deixou de fazer parte da União Europeia a partir de 1 de Fevereiro de 2020, na sequência de um referendo que determinou esse passo e após um longo e complexo processo negocial. Depois de um período transitório, o Reino Unido tem vindo a implementar novas regras para a importação de mercadorias para o seu território, num processo igualmente complexo.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

batata1
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre batata
BTOM1
Reino Unido define novo regime de controlos fronteiriços para importações
compost-3663514_1280
Portugueses desperdiçam 1,89 milhões de toneladas de comida por ano

Notícias relacionadas

batata1
Agrogarante apresenta análise sectorial sobre batata
A Agrogarante – Sociedade de Garantia Mútua apresentou recentemente um novo...
compost-3663514_1280
Portugueses desperdiçam 1,89 milhões de toneladas de comida por ano
A Too Good To Go, empresa de impacto social B Corp, responsável pelo maior mercado...
Eng
Exportações de vinhos portugueses atingem os 447,6 milhões de euros no 1º semestre de 2023
O 1º semestre de 2023 registou um crescimento positivo nas exportações dos vinhos...
Foto Salad Greenhouse (9)
Agroglobal 2023 decorre em Santarém de 5 a 7 de Setembro
A IX edição da Agroglobal, feira bianual do sector agrícola, decorre de 5 a...