A European Seed Association (ESA) tem desde 22 de Setembro uma área no seu site dedicada à partilha de informação sobre actividades relacionadas com o acesso e a partilha de benefícios decorrentes da utilização de recursos genéticos.
Os interessados podem consultar o tipo de actividades a decorrer (apoio financeiro, apoio ao conhecimento, envolvimento directo na gestão de colecções, entre outras) ou o que está a acontecer em cada país.
Em Portugal, o site dá destaque ao desenvolvimento de variedades africanas, detalhando que «algumas empresas portuguesas têm trabalhado com produtores de sementes americanos no desenvolvimento de variedades adaptadas às condições dos países africanos de língua portuguesa».
Ainda em território português, a ESA destaca o trabalho levado a cabo por empresas em parceria com o Instituto Nacional para a Investigação Agrária e Veterinária ou com o Instituto Superior de Agronomia, de modo a desenvolver novas variedades.
A organização assinala projectos em quase todo o mundo, com especial destaque para a Europa e África onde abundam estas actividades. A Oceânia é o único continente onde não há relatos deste tipo de acções.