De 24 a 28 de Junho, foram distribuídos kiwis produzidos em Portugal aos passageiros dos voos da TAP para Brasil, Marrocos, Espanha e Reino Unido, numa acção de promoção realizada pela Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK). Esta acção da marca “Kiwis de Portugal” – criada pela APK – contemplou também a entrega de materiais de comunicação «que promovem os benefícios do fruto e a sua facilidade de consumo através da oferta de uma colher (que também é faca)», refere um comunicado da APK.
Em simultâneo, «decorreu ininterruptamente no lounge da TAP uma acção de degustação e promoção» desta fruta. Segundo a APK, a acção resultou de «uma parceria entre a associação e a TAP para a promoção do kiwi português em mercados estratégicos» e, no total, envolveu a distribuição de mais de 1.000 quilogramas de kiwis e chegou a mais de 30.000 passageiros.
Esta ação está integrada no projecto de promoção dos kiwis de Portugal no mercado externo, cofinanciado pelo Compete 2020, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O projecto visa aumentar a visibilidade dos kiwis portugueses e, com isso, a sua exportação.
A APK sublinha que «o crescimento da exportação do Kiwi Português tem sido constante»: «em 2017, das 28.000 toneladas de kiwis que os produtores estimam ter produzido, mais de metade foi para exportação». É ainda indicado que «as compras ao exterior estão a diminuir».