As instalações da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA), em Beja, vão acolher, a 7 de Novembro, com início às 10h00, a sessão de apresentação do projecto “SustainGrowth – Sistema de certificação da produção nacional rumo à intensificação sustentável da agricultura”. Este projecto conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pretende «implementar um sistema de certificação da produção intensiva sustentável em Portugal, adaptado às condições edafoclimáticas nacionais e alinhado com a RCM 97/2021», explicam os responsáveis pela iniciativa.
O consórcio do SustainGrowth é constituído por 15 parceiros: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV; entidade líder do projecto), Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), SmartFarmColab, Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), EDIA, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Madrefruta, BerrySmart, Simples e Acessível, SSW Morus, Nuvem Maravilha, DVN e Vilão Ferreira & Ferreira Gomes – Agricultura. Segundo os promotores, esta iniciativa é levada a cabo «com foco nas dimensões ambiental, económica e social» e «visa aumentar a quota de mercado nacional de produtos agroalimentares portugueses, impulsionar o valor das exportações e atrair Investimento Directo Estrangeiro (IDE) para a cadeia de valor agroalimentar».
De acordo com o consórcio, entre as actividades principais a realizar no âmbito do projecto estão «a criação do referencial para certificação, o desenvolvimento da plataforma SustainGrowth e a análise de performance das culturas, apoiadas por uma estratégia de disseminação e comunicação ampla». Neste contexto, na sessão de dia 7 de Novembro serão apresentados a proposta de indicadores para este sistema e a plataforma SustainGrowth.
O programa inclui também a apresentação do “Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo” e do programa “Alqueva Sustentável”, com o evento a fechar com a mesa-redonda intitulada “Certificação sustentável do sector agrícola: que benefícios para produção, mercados e sociedade em geral?”. Pode consultar aqui o programa completo da sessão de apresentação do projecto SustainGrowth.
Os interessados em participar neste evento podem inscrever-se aqui.