Projecto sobre biodiversidade na viticultura analisado em estudo europeu

O projecto “Parceria europeia para a protecção da biodiversidade na viticultura”, em que participaram a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (Advid) e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, foi uma das 15 iniciativas seleccionadas para um estudo sobre os resultados de projectos Erasmus+ direccionados para a educação ao serviço da sustentabilidade ambiental. O estudo “Recolha e análise de dados dos projectos Erasmus+. Foco na educação ao serviço da sustentabilidade ambiental”, promovido pela Comissão Europeia, a que pode aceder aqui, analisou os resultados destes 15 projectos, que foram implementados entre 2014 e 2020, para «identificar e divulgar abordagens de sucesso e apoiar o desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis na União Europeia».

O projecto “Parceria europeia para a protecção da biodiversidade na viticultura” decorreu entre 2015 e 2018 e contou com oito parceiros de quatro países: Alemanha, Espanha, Portugal e Turquia. Segundo a Advid, esta iniciativa teve como principal propósito «adaptar práticas vitivinícolas para proteger, melhorar e promover a biodiversidade nas vinhas», tendo sido realizado com uma «abordagem multidisciplinar» e tendo como público-alvo os viticultores.

A Advid sublinha que «as diferentes áreas de especialização de cada parceiro (ONG, associações de viticultores e produtores) potenciaram uma eficiente troca de conhecimentos, tendo resultado no desenvolvimento de diversos materiais de formação para uso dos viticultores». A entidade – que realça que o projecto foi escolhido «pelos métodos utilizados e resultados alcançados», entre um total de 120 iniciativas Erasmus + classificadas como “boas práticas”  – indica ainda alguns dos resultados da “Parceria europeia para a protecção da biodiversidade na viticultura”: “Ficha informativa sobre biodiversidade para viticultores”, “Guia de biodiversidade em viticultura”, vídeos educativos, “Check de biodiversidade”, “Plano de acção para a biodiversidade (PAB)”.

1a

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião

Notícias relacionadas

2
CAP realça contradições na informação sobre reforma das CCDR
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirma que a ministra da Agricultura...
capa para facebook floral fofa lilás (44)
Eficácia nos Herbicidas Taisen®800 EC e Batuta® no controlo do Lolium Regidum (erva-febra) e infestantes dicotiledóneas, na cultura do trigo mole
No ano agrícola de 2021/2022, foi levado a cabo um ensaio de campo, na Herdade...
Oeste
Comissão dos Fundos Agrícolas realizou primeira reunião
Realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, no Ministério da Agricultura e Alimentação,...
Paulo Machado_Syngenta
Syngenta realiza jornada técnica em Beja sobre fitossanidade do olival
A Syngenta realizou a 13 de Fevereiro, em Beja, uma jornada técnica sobre os...