Programa “5 ao Dia” premiado na cidade do México

O Programa “5 ao Dia” coordenado pela associação portuguesa com o mesmo nome foi considerado, na terça-feira (9 de Outubro), na Cidade do México, o segundo melhor projecto no âmbito da promoção do consumo de frutas e legumes para uma alimentação equilibrada e saudável.

O anúncio foi feito no âmbito do XIV Congresso Internacional de Promoção do Consumo de Frutas e Legumes, a decorrer na capital mexicana sob organização da “Alianza Internacional de Associaciones Y Movimentos 5 al Día” (AIAM5) e da “Fundación x 5” e em que participa uma delegação portuguesa.

De acordo com Susana Santana e Joana Neves – que participam igualmente na oitava assembleia geral da “AIAM5”, que ali acontece neste contexto –, este é o reconhecimento do esforço desenvolvido para aperfeiçoar modelos e boas-práticas já existentes neste âmbito, mas também para a sua expansão junto da comunidade escolar de todo o território nacional.

Na circunstância, os projectos desenvolvidos e candidatados pelas estruturas homólogas espanhola e chilena obtiveram o primeiro e o terceiro lugares, respectivamente.

 

O Programa “5 ao Dia”, que privilegia a comunidade escolar, dá corpo a um movimento internacional que promove o consumo de frutas e legumes e cujo nome radica no número mínimo de porções diárias de fruta e legumes recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a manutenção de uma dieta equilibrada e saudável.

Dando também cumprimento à política de responsabilidade social do Grupo SIMAB – que gere a rede pública de mercados abastecedores –, o Programa “5 ao Dia” alcançou, em Portugal, na sua última campanha (ano lectivo passado), cerca de 11 mil crianças, o que significou um aumento de 26 por cento relativamente à anterior.

De acordo com dados recolhidos pela Associação “5 ao Dia”, o programa – que coloca um enfoque particular nos mercados abastecedores nacionais – alcançou cerca de 6 mil crianças nas deslocações que promoveu aos quatro mercados sob gestão da SIMAB e ao MAC/Coimbra, destacando-se particularmente o MARL (Lisboa), que recebeu 2.775 crianças, seguido do MARB (Braga), com 1.883, e do MARF (Faro), com 1.106. O MAC (Coimbra) envolveu 225 crianças e o MARÉ (Évora) 186.

A par das visitas programadas aos espaços da Associação 5 ao Dia em cada um dos mercados, o programa desenvolve-se também em iniciativas pontuais, junto de outras entidades, circunstância que registou em 2017 o envolvimento de 4 770 crianças.

A Associação “5 ao Dia” – que integra a “AIAM5”, que junta representantes de mais de 30 países de todo o Mundo – reinicia nova campanha a 16 de Outubro, precisamente no Dia Mundial da Alimentação.

São parceiros institucionais da Associação “5 ao Dia” a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas e entidades como as câmaras municipais de Évora, Faro, Olhão, Loulé, São Brás de Alportel, Loures, Alvito, Montijo e Braga; as administrações regionais de Saúde do Alentejo, Centro e Norte; as direcções regionais de Educação do Alentejo, Centro e Norte; a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte; as universidades de Évora (ICAAM), do Minho (EP) e do Algarve; o Instituto Piaget – Almada; a Escola Superior Agrária de Coimbra; a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; a Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Centro; a Escola Superior de Saúde do Algarve; e a marca “Nutri Ventures”.

A par dos mercados abastecedores geridos pela SIMAB (Lisboa, Braga, Évora e Faro), são associados desta entidade o Mercado Abastecedor de Coimbra; Vitacress – Comercialização de Produtos Hortícolas, SA; Horta Caramela; Rijk Zwaan; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Junta de Freguesia da Penha de França; e as empresas LIDL, Lyocandy, e Eporifrutas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor
Olival
Olivum destaca a possibilidade de reconversão cultural nas áreas com fornecimento de água a título precário

Notícias relacionadas

Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Dia 15 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, realiza-se...
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor
A Anseme – Associação Nacional de Produtores e Comerciantes de Sementes, o CIB...
Olival
Olivum destaca a possibilidade de reconversão cultural nas áreas com fornecimento de água a título precário
A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal –, faz uma avaliação...
ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Ascenza e NTT Data parceiros na transformação digital
No âmbito do seu objectivo estratégico – o desenvolvimento de soluções agrícolas...