Em cerca de 150 lojas do Intermarché, insígnia alimentar do grupo Os Mosqueteiros, está à venda a gama de produtos frescos da nova marca AMI Alimenta. Esta gama consiste em produtos de consumo básico – como maçã, batata, cebola,cenoura, citrinos –, de produção nacional.
A nova marca resulta de um projecto de âmbito solidário, liderado pela organização não-governamental (ONG) portuguesa Assistência Médica Internacional (AMI). «As receitas líquidas da venda dos produtos AMI Alimenta revertem inteiramente para os projectos da AMI de combate à pobreza em Portugal», explica-se em comunicado.
Com estas receitas, a AMI pretende reforçar «a sua capacidade de resposta aos beneficiários da Acção Social em Portugal». «O objetivo do projecto é responder em três vertentes de sustentabilidade: económica, porque contribui para a produção nacional; ambiental, porque reduz a pegada ecológica com a minimização das deslocações dos produtos que são produzidos e consumidos em Portugal; social, porque luta contra a pobreza canalizando os fundos angariados para os equipamentos sociais da AMI.»
Segundo Vasco Simões, administrador do Intermarché, esta insígnia, presente em Portugal há mais de 25 anos, «tem na proximidade e ligação à comunidade importantes pilares da sua actuação». «Esta parceria com a AMI, da qual resulta um portante apoio aos portugueses em dificuldade e também à produção nacional, surgiu com muita naturalidade e teve uma adesão massiva por parte dos nossos aderentes/donos de loja.»